====== O PARQUE ECOLÓGICO DO RIO COCÓ ======

O Parque Ecológico do Rio Cocó é uma área de conservação, um parque estadual da vida natural localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó. O Parque Ecológico do Cocó é a área urbanizada pelo Governo do estado sendo a segunda intervenção por volta do ano de 1993. Conta com anfiteatro, quadras esportivas, pista para caminhada, parques infantis, acontecendo shows e eventos, competições esportivas e educação ambiental e trilhas. O Parque Ecológico do Cocó é o maior parque ecológico urbano da América Latina. Foi criado após a desativação de uma grande salina que penetrava na cidade de Fortaleza.

JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO : Proteger e conservar os recursos naturais existentes, de forma a recuperar e manter o equilíbrio ecológico necessário à preservação da biota terrestre e aquática e propiciar condições para atividades de educação, recreação, turismo ecológico e pesquisa científica. A criação do parque também objetiva proporcionar o contato direto da população com o ambiente natural, envolvendo-a nas suas ações de preservação e controle, despertando o espírito conservacionista das populações ribeirinhas.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O manguezal do Rio Cocó em seus trechos preservados formam uma mata de mangues de rara beleza, situado no coração de Fortaleza onde várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos compõem cadeias alimentares com ambientes propícios para reprodução, desova, crescimento e abrigo natural.

ATRATIVOS • Nos limites do Parque Ecológico do Cocó é possível se fazer um passeio de barco pelo Rio Cocó, e apreciar toda a beleza da sua fauna e flora. • Sua infra-estrutura de lazer compreende quadras esportivas, pistas de cooper, anfiteatro e lanchonetes. • Percorrer as trilhas ecológicas do Parque do Cocó é também uma boa opção • Atividades promovidas pelo Projeto Parque vivo, de visitação e conscientização ecológica para preservação do mangue

COMO CHEGAR

O acesso ao Parque do Cocó é feito pelas avenidas Pontes Vieira ou Via Expressa. A entrada fica localizada na Rua Major Borba.

Programa PARQUE VIVO

é um programa de educação ambiental do Centro de Estudos Ambientais Costeiros - CEAC do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará que busca a promoção da cidadania ecológica principalmente junto à rede pública de ensino. COMPROMETIMENTO com as causas ambientais, com a qualidade dos serviços prestados, com a difusão da educação ambiental e com o bom desenvolvimento das relações interpessoais da equipe de trabalho; SOLIDARIEDADE com as pessoas e organizações que trabalham ou buscam conhecimento sobre a temática ambiental ; RESPONSABILIDADE com a excelência nos trabalhos realizados com os compromissos assumidos junto as parcerias e ao Parque Vivo Pautar as ações, parcerias e posturas pelos princípios morais da ÉTICA RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, A TODAS AS FORMAS DE VIDA E À PLURALIDADE CULTURAL, valorizando os patrimônios históricos e naturais.

A carência de materiais de apoio pedagógico que retratem as questões ambientais de Fortaleza e do Estado do Ceará (ecossistemas locais, recursos hídricos de Fortaleza, praças e parques, o litoral, reciclagem, etc.) impulsionam o Parque Vivo a elaborar materiais dirigidos aos alunos e professores visitantes. Manuais, bunners temáticos sobre bens naturais e as agressões sofridas (lixo, água, energia, fauna, flora, ecossistema, etc), acervo fotográfico, acervo audiovisual (VHS, CD e DVD educacionais) e fichas de identificação da fauna e flora são ferramentas de apoio na abordagem transversal do conteúdo programático em sala de aula.

Desde sua implantação, o Parque Vivo atendeu 49 alunos em estágios supervisionados no Programa Parque Vivo. Alunos, principalmente da UFC, tem procurado o programa buscando aprimorar e desenvolver trabalhos de extensão na área de educação ambiental. Universitários dos cursos de biologia, geografia, geologia, engenharia de pesca, arquitetura, turismo e pedagogia são os que mais procuram aumentar a vivência em trabalhos de extensão em educação ambiental

O Museu do Mangue possui uma coleção da fauna e flora de manguezal, principalmente do Ecossistema do Rio Cocó, tornando-se uma importante ferramenta pedagógica para as atividades e visitantes do Programa Parque Vivo.

http://www.guiace.com.br/guia-de-turismo/passeios/terrestres/rio-coco http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Ecol%C3%B3gico_do_Rio_Coc%C3%B3 http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/paque-ecologico-do-rio-coco/ http://www.youtube.com/watch?v=bQlko8Q_g0k