Nous sommes actuellement le 27 Août 2014, 18:56

Les heures sont au format UTC


   [ 6 messages ] 
Auteur Message
  Sujet du message: Arte Popular no Brasil e França
Message Publié: 12 Fév 2007, 11:53 

Inscrit le: 06 Fév 2007, 09:57
Messages: 10
Localisation: FATEC - São Paulo - Brésil
Bom dia para todos! :P

Os temas pelos quais me interesso muito são os costumes, tradições e arte popular, embora o povo brasileiro trabalhe bastante, somos um povo criativo e festivo que nas horas vagas sempre buscamos distração e divertimento.
Podemos encontrar diversos tipos de danças, festas e jogos no Brasil, como um exemplo de arte popular que acho muito válido comentar a respeito é a Capoeira:

A Capoeira surgiu na época da escravidão e a tradição nos mostra que é genuinamente brasileira, pois existem lutas na África, mas nenhuma semelhante à nossa. Antigamente, a capoeira era relacionada à malandragem e religiões. Era considerada uma forma de luta disfarçada em dança e ritual, onde associavam a luta às músicas e ritmos de candomblé, religião dos negros escravos. Capoeira era o nome dado aos locais de mato baixo, entre árvores, onde os escravos fugitivos treinavam este tipo de luta e daí o nome. Esta prática foi levada para as ruas após a abolição da escravatura, quando foi proibida por lei e revogada somente em 1930, começando a ser praticada dentro de recintos fechados.
Atualmente, a Capoeira é entendida como arte. É um jogo de movimentos entre duas pessoas com características de luta e, portanto, não se usa dizer mais "lutar capoeira" e sim "jogar capoeira". Pode também, ser considerada como arte marcial brasileira com ritmos e instrumentos.
Nas academias, os estágios dos praticantes da capoeira são caracterizados por cordões. No início, o aluno não tem corda, mas após 7 ou 8 meses de prática, ocorre o "batismo", festa onde se reúnem capoeiristas e mestres. O aluno deve "jogar" com o mestre e levar "um tombo" do mesmo, ganhando assim sua primeira corda que é a corda verde, tornando-se um capoeirista. As próximas cordas são amarela, azul, verde-amarela, azul-verde, azul-amarela. Para chegar a professor, o capoeirista deve ter pelo menos 12 anos de prática; contramestre, 17 anos de prática e mestre, 23 anos. Os capoeiristas jogam no meio de uma roda feita pelos próprios e o mais interessante é que, na "roda", várias movimentações diferentes acontecem seguidas sem que ninguém fale nada, apenas o toque do gunga, um berimbau tocado pelo capoeirista mais antigo da roda, determina e comanda todo o "jogo". Os outros instrumentos que ajudam a dar o ritmo cadenciado ao "jogo" são atabaque, pandeiro, agogô, reco-reco e três berimbaus, além de todos cantarem juntos.
A Capoeira pode ser dividida em duas linhas: Angola e Regional.
A Capoeira de Angola é a capoeira mais antiga, clássica, tendo sido criada pelo Mestre Pastinha. É jogada num ritmo mais lento. Os negros treinavam a luta em segredo nas senzalas, fingindo ser esta uma dança executada ao som do berimbau. Os golpes praticados durante a luta imitam os movimentos dos animais.
A Capoeira Regional foi criada pelo Mestre Bimba, entre as décadas de 30 e 40, é a luta que mistura os golpes da capoeira de angola com os golpes de lutas regionais ao som do batuque. Para esta modalidade, o Mestre Bimba criou um código de ética e instituiu o uniforme branco. A graduação consiste na troca de cordões que têm a cor da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul e branco.

Este é um jogo muito bonito de se ver e divertido de praticar, é um dos exemplos de diversão popular que temos aqui no Brasil, gostaria de saber sobre as diversões e curiosidades da França em relação a arte popular.

Aguardo comentários, perguntas e exemplos de arte popular francesa!

Beijos
Val


  Sujet du message:
Message Publié: 04 Mars 2007, 15:42 

Inscrit le: 07 Fév 2007, 14:34
Messages: 7
Localisation: Lyon2
Bonjour,
Je trouve très intéressant d'apprendre toutes ces choses sur la capoiera. Je ne pourrais pas trouver la même chose en France. J'en appelle donc aux autres français de ce forum car la question me titille vraiment : Qu'est-ce qui, en France, pourrait avoir un signification et une histoire commune avec la capoiera ?


  Sujet du message:
Message Publié: 06 Mars 2007, 12:49 

Inscrit le: 06 Fév 2007, 09:57
Messages: 10
Localisation: FATEC - São Paulo - Brésil
Bom dia,
Referente a arte popular como eu citei no contexto apresentei a capoeira, mas podemos chamar de arte popular tudo aquilo que foi criado por pessoas que não estudaram para isso, que fizeram algo sem intenção de chamar a atenção ou expandir esta idéia, como a capoeira por exemplo quando o jogo foi criado foi para fingir que estavam dançando se na verdade estavam lutando, hoje em dia podemos ver a capoeira como arte porque realmente é muito bonito de se ver duas pessoas jogando.
Outro exemplo de arte popular:
“No Brasil, costuma-se chamar de “arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que, sem jamais terem freqüentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que, em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no interior do país”, geralmente no nordeste, eles passam de pais para filhos as técnicas de fazer os bonequinhos de barro os quais vendem para sobreviver e muitas vezes são vendidos por um valor muito inferior do que realmente valem. A maioria dos personagens de barro contam a história do povo, seus costumes, seu ciclo de vida etc.,
Vocês podem ver mais detalhes no site: http://www.popular. art.br/htdocs/default.asp

Gostaria de saber os tipos de arte popular na França.


  Sujet du message:
Message Publié: 09 Mars 2007, 10:00 

Inscrit le: 09 Mars 2007, 09:21
Messages: 10
Localisation: Lyon
Bonjour,
Je ne vois pas moi non plus quelque chose en France qui pourrait correspondre avec la Capoiera. Mais nous n'avons pas la même histoire, pas les mêmes métissages, etc...
Je ne pensais pas que la Capoiera était un jeu, c'est intéressant de l'apprendre.
Apparemment, l'art populaire a une vraie signification au Brésil, est-il aussi développé en France?


  Sujet du message:
Message Publié: 09 Mars 2007, 11:35 

Inscrit le: 06 Fév 2007, 09:57
Messages: 10
Localisation: FATEC - São Paulo - Brésil
Bom dia, pelo que percebi vocês estão um pouco em dúvida do que chamamos de arte popular aqui no Brasil, enfim consideramos o que é feito pelo povo e que sem querer acaba virando uma arte. Como a Capoeira que hoje em dia é a mais importante expressão cultural do país, vocês já viram alguém jogar capoeira? Infelizmente não consegui achar como poderia colocar fotos aqui no fórum para enviar algumas, vou pesquisar...

Como eu já havia comentado a capoeira surgiu no Brasil como instrumento de luta dos escravos negros pela liberdade. Pelo que sei seus movimentos buscaram inspiração nas defesas e ataques dos animais e na ação de instrumentos de trabalho como por exemplo martelo, foice etc.

A importância do ensino e da prática da Capoeira não está somente em sua bagagem histórico-cultural, ela ajuda a desenvolver qualidades físicas como força, velocidade, resistência muscular e cárdio - respiratória, equilíbrio, coordenação motora, favorecendo a capacidade de esforço do organismo e o potencial de trabalho para fazer frente as exigências do cotidiano, trabalha também o convívio grupal e social, estimulando o desenvolvimento do valor da lealdade, responsabilidade, confiança, disciplina, auto-conhecimento, contribuindo e muito na formação da personalidade.

Ao reunir com harmonia, arte, música, poesia, folclore, artesanato, esporte, diversão, dança, jogo, luta, rituais e tradição, a capoeira pode ser traduzida como a mais forte e completa expressão da cultura popular brasileira.
Podemos falar muito sobre este maravilhoso jogo, eu citei anteriormente as esculturas feitas de argila para mostrar que não precisa ser algo tão grandioso como a capoeira para ser considerado Arte Popular no Brasil, embora eu tenha preferência de comentar sobre o jogo de capoeira que realmente é muito interessante.

A França realmente não tem nenhuma história que se assemelhe com a nossa da capoeira? Ou algo que vocês também valorizem muito e nós brasileiros não conhecemos?

Beijos
:P


  Sujet du message:
Message Publié: 09 Avr 2007, 20:00 

Inscrit le: 02 Oct 2006, 19:02
Messages: 195
Localisation: Lyon
Il me semble qu'en France rien ne correspond à la capoiera en terme de danse ou pratique aussi représentative de l'"âme" du pays.
Il faut dire que la France est un carrefour de cultures depuis toujours et nous avons des arts populaires assez divers maintenant.
je pense que dans les arts populaires ont peut inclure tout ce qui relève de la culture-jeune ou "culture des banlieues", je ne sais pas comment on peut l'appeler. C'est un mélange de culture afro-américaine, de culture typiquement française et de culture orientale..Le rap par exemple, populaire par excellence (même s'il est de plus en plus commercial) mélange ces différentes influences, ainsi que les danses, les langage...
Un rap peut très bien reprendre un refrain de vieille chanson française et y ajouter une mélodie raï...

Sinon les arts populaires sont en vigueur surtout dans les campagnes, pas tellement dans les villes où tout est à peu près semblable à ce qui se fait en Europe. Mais je ne m'y connais pas trop..


Afficher les messages publiés depuis:   Trier par  

Les heures sont au format UTC


Qui est en ligne ?

Utilisateur(s) parcourant ce forum : Aucun utilisateur inscrit et 1 invité


Vous ne pouvez pas publier de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas insérer de pièces jointes dans ce forum

Recherche de:
Aller vers:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduction réalisée par Maël Soucaze © 2010 phpBB.fr