Table des matières

Fiche PREP1 Circles of my pluricultural self

Dados da publicação

Autor(es)

Viera BOCKOVA

Título

Circles of my pluricultural self

Ano de publicação

2007

Língua (de publicação)

‭English (British)

Tipo de publicação

Material didáctico / formação

Material didáctico / formação

CD

Localização (URL)

URL

URL

http://www.ecml.at/mtp2/lea/results/Activities/viera.pdf

Conceitos ou termos chave

Público-alvo

Professores de lenguas

Contexto de produção / Número do projecto

Projecto LEA (2ème programme à moyen terme CELV/ECML (2004-2007). Les Langues pour la Cohésion Sociale

Data de introdução na base de dados

01.11.2009

Autor da ficha

Universidade de Aveiro (Ana Gueidão)

Ficha de leitura

Objecto do estudo / enfoque das actividades

Finalidades do estudo / Material

• Reconhecer o papel das identidades individuais no trabalho de equipa, valorizando atitudes que contrariem o distanciamento psicológico e emocional e favoreçam a compreensão de vivências e saberes diferentes.

• Reflectir sobre conceitos como autonomia, cooperação, tolerância e alteridade, no sentido de uma educação para o pluriculturalismo e plurilinguismo.

Marco teórico / enquadramento do material

Autores de referência

Tipo

Metodologia Qualitativa

Procedimentos metodológicos

Outros procedimentos (identificar)

If other, please describe

Modo de trabalho

Níveis de acção didáctica

Reflexão

Línguas-alvo / estudadas

Resumo do artigo ou do material

Este material destaca as múltiplas dimensões da identidade individual, levando a definir o lugar de cada um na família, comunidade, ambiente de trabalho e toda a sociedade. Trata-se de compreender as identidades de familiares, colegas, co-cidadãos, evitando estereótipos na percepção de pessoas provenientes de ambientes diferentes, favorecendo a compreensão e a tolerância.

A actividade é composta por 2 momentos :

1. construção de um organograma de apresentação das diferentes identidades de cada indivíduo e partilha de informações sobre a sua identidade no grupo (30 min.);

2. apresentação de quatro características marcantes da identidade individual; troca de informações intragrupal; relato de situações (uma feliz e outra dolorosa) consubstanciando as características apontadas; identificação de estereótipos; reflexão, em pequeno grupo, sobre o papel do educador na luta contra estereótipos ligados a etnia, género, classe social e outras identidades sociais e culturais, e escrita de um Manifesto para os jovens professores apelando a uma educação pluricultural e plurilingue (60 min.).

É proposta uma actividade de avaliação, no final da primeira tarefa, que consiste na constituição de uma lista de características dos traços nacionais, valores e prioridades e na criação de material (cartoons, slogans, histórias curtas ou anedotas) criticando a intolerância e os estereótipos sobre outras culturas, nações e religiões.