Paraná

Avancement de la page

  • Page créée le : 10 août 2009
  • État d'avancement de la page : tout début
  • Travaux à faire sur la page : trouver des liens et des informations utiles pour ceux qui veulent connaître le Paraná avant d'y faire un séjour d'études

Curitiba: "Cidade da Gente"

Fotos de Curitiba www.curitiba.fot.br

Alguns Elementos da História e Imigração

1693: Fundação de Curitiba (320 anos) por portuguêses no território das indigenas Guarani, a origem do nome da cidade “cury ty ba” significa “muito pînhão” em lingua Guarani.

1828: primeiros imigrantes alemães, muito chegaram na decade 1870

1871: primeiros imigrantes da Polônia

1878: imigrantes italianos

entre 1895 e 1897: imigrantes ucranianos

1912: Fundação da UFPR (primeira universidade do Brasil)

1915: imigrantes japonesos

**Organização urbana: espelho da imigração e culturas na cidade**

O que trouxeram os imigrantes na cidade: http://www.youtube.com/watch?v=IYMI_Mi0nck

300 anos de história: http://www.youtube.com/watch?v=VFkB62f4vZ8

Imigrantes italianos vinda com a ferrovia Curitiba-Paranaguá inaugurada em 02 de fevereiro de 1885

Algumas Manifestações da diversidade cultural em Curitiba

Os Restaurantes e a comida:

Em Curitiba é muito interessante de constatar que os restaurantes da cidade são uma imagem das influências das maioras imigrações. Por exemplo, tem muito restaurantes japonesas com especialidades famosas (sushi, sashimi, etc..) italianos ou alemães onde a gente pode comer Sauerkraut e beber cervejas da Alemanha. Estas cozinhas são muito famosas em Curitiba mas não têm relações com a cultura portuguesa, então, por quê?

Uma pequena análise antropológica desta situação: Talvez quando as pessoas comem nos restaurantes chegando de differente culturas na cidade, eles querem inconscientemente integrar simbolicamente estas culturas através dos alimentos. Mas em antropologia a gente sabe que os elementos culturais são continuamente reinterpretados e os comportamentos humanos monstram bem a relação entre atividades sociais e a cultura. E também o fenômeno de aculturação descrito pelo antropólogo francês Roger Bastide.

Festivais e Festas

Festa da Uva: relacionada à imigração italiana e a produção agrícola

4 Festivais Matsuri: festivais japonesas :

1) Imin Matsuri “Festival de Imigração” que celebra a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil

2) Haru Matsuri “Festival da Primavera” que celebra o final do inverno e o início da primavera

3) Hana Matsuri “Festival das Flores” que celebra o nascimento de Xaquiamuni (Buda)

4) Seto Matsuri “Seto Matsuri” em memória de Cláudio Seto idealizador do primeiro Matsuri de Curitiba em 1991

(Hana Matsuri em Abril)

Parques de Curitiba: a natureza e a cultura

http://www.youtube.com/watch?v=YehCnai8R6s

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/meio-ambiente-de-curitiba/182

Passeio Público ( o único parque no centro da cidade )

Parque Tanguá

Universidade Livre Do Meio Ambiente no Bosque Zaninelli

Memorial da Imigração Ucraniana no parque Tingui

Oratório de Bach no Bosque Alemão

A cidade de Curitiba é conhecida por seus muitos parques e que lhe valeu a reputação de cidade ecológica. Na verdade cada habitante tem sobre 50m2 do espaço verde.Esta é elevada em comparação com Paris que tem 14,5m2 por cada habitante.

Mas é importante notar que os parques são lugares de cultura também, como a gente vê, os parques são oportunidades para lembrar as culturas e a imigração da cidade. Como o Memorial da Imigração Ucrania no parque Tingui ou o Bosque Alemão onde tem diferentes monumentos construído no estilo arquitetônico da Alemanha (no foto a gente vê o Oratório de Bach, réplica de uma igreja presbiteriana em estilo neogótico usada para concertos e exposições) .

A gente pode afirmar que os espaços verdes tem dois funções pricipais: 1) manter a natureza perto da cidade para os habitantes 2) expor a diversidade cultural de Curitiba através da origem da imigração

Numa perspectiva antropológica, é muito interessante observar como a natureza e a cultura podem ser articuladas dentro de um espaço cultural. Aqui é considerado que os parques, que são ainda organizados e portanto artificiais, podem ser lugares ligando a natureza e a cultura.

Um outro aspecto da ligação entre cultura e natureza é a UNILIVRE: Universidade Livre do Meio Ambiente. Ela foi fundada em 1991 para difundir conhecimentos sobre questões ambientais, e oferece um curso gratis por exemplo com temas como: conservação da água, mudanças climáticas ou ainda mobilidade urbana. Agora UNILIVRE é uma Organização Não-Governamental, que organiza conferências, seminarios sobre temas como ecologia na cidade para todo o mundo.