Festas em Recife

Mélanie Da Rocha - EO Portugais sur Objectifs Universitaires - Année 2012-2013

Carnaval

http://www.carnavaldorecife.com.br

O carnaval de Recife e de Olinda, é conhecido por sua atmosfera popular e amigável, sem violência excessiva ou formalismo que pode caracterizar outros carnavais, como Salvador e Rio de Janeiro, por exemplo. No entanto, grandes movimentos de multidão ocorrer, especialmente durante o Galo da Madrugada caminhões de som no desfile que desempenham grupos de prestígio e são seguidos por cerca de 1,5 milhões de pessoas todos os sábados e a semana de carnaval.

Galo da Madrugada

Vista aérea de Recife durante o Carnaval

Festa de São João

http://www.agendadorecife.com.br/programacao-sao-joao-recife/

http://www.lemonde.fr/voyage/article/2011/07/13/les-deux-saint-jean-du-nordeste-bresilien_1547482_3546.html

Se o Rio de Janeiro tem o melhor carnaval do Brasil, São João é um caso do Nordeste e duas cidades competem pelo título de melhor São João do mundo no estado de Pernambuco e de Paraíba. Seria inútil tentar separá-los. Cada férias tem a sua própria energia.

Noite de São João, celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João que, em vida, foi um pregador austero e de moral rigorosa. No entanto, é honrado em festas alegres e dionisíacas, com muita comida, dança e bebida como Canjica a pamonha e pé-de-moleque e também com uma dança típica chamada Forró. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte. Desde tempos remotos, camponeses de toda Europa comemoravam, acendendo fogueiras. A tradição estendeu-se ao Brasil e outros países latino-americanos, coincidindo, neste caso, com o solstício de inverno.

A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas. São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões. “ São João, o santinho distraído, que estava dormindo e não sabia que aquele era seu dia, recebia do povo as rosas e os cravos, as graças e as ternuras das mãos inspiradas das sinhazinhas doceiras que criavam em sua homenagem os melhores doces brasileiros.”

Canjica

Trio de forro

Ano Novo

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2012/12/26/internas_viver,414898/reveillon-do-recife-tera-quatro-polos-de-animacao-confira-a-programacao.shtml http://www.mundodastribos.com/reveillon-2011-em-recife-programacao.html

O ano novo é comemorado em todo o Brasil.É também neste dia é comemorado (com algumas exceções) Iemanaja, a deusa do mar. Brasileiros tradicionalmente se encontrem fora na praia, todos vestido de branco. A luz de velas, algums dança, enquanto a poucos metros de outros oram em meditação, ou atira o mar todos os tipos de ofridas (flores, jóias, perfumes …) para Iemanjá. À meia-noite, toda a gente está pensando secretamente e saltos sete vez no mar. Os grandes fogos de artifício oferecidas pela cidade tornou-se uma instituição.