Apports italiens à Caxias do Sul

Pequena introdução:

Caxias do sul é uma cidade do rio Grande do Sul, o estado mais meridional do Brasil. Conta com uma população de aproximadamente 410 000 (quatrocentos dez mil)habitandes. E uma região econômica importante, por exemplo é o segundo polo metalo-mecânico do país e um dois maiores da America Latina. Esta cidade representa 5,83% (cinco vírgula oitenta e três porcento)do P.I.B. do Rio Grande do Sul. Mas, o que caracteriza esta cidade é a imigração italiana e alemã (mas também polonesa ou holandesa)do final do século XIX, também, como todo o Rio Grande do Sul. Esta região era habitada por indios Caingangues. Na segunda metade do século XIX, era a unificaçao italiana e aquele país europeu se encontrava em crise social e econômica. Muitos italianos dexeiram a Italia e seus campos (êxodo rural) para ir a cidades como no primeiro tempo em França (Marselha), Tunísia, egipto, e depois uma segunda vez em 1880 (mil otocentos otenta) na argentina, Brasil e Estados Unidos. Esta ultima é uma imigração diferente do que havia precedido a unidade (italiana): homens que sabem apenas o trabalho de campo e eles foram utilizados para o trabalho muito humilde (ferrovias, estradas,etc.) Estes imigrantes italianos cujo modo de vida simples e pouco cultivados expotaram gastromia, viticultura, superstiçoes e linguagém. Ao mesmo tempo, o governo brasileiro decidiu prosseguir a colonização do Sul e decidiu incitar a chegada de imigrantes da Italía, após uma iniciativa semelhante bem sucedida com Alamanha. Alguns dizem que foi também um desejo de branquear a população local. Talvez também em resposta às leis entre as quais a primeira é abolicionista: “Lei do Ventre livre”, 1871 (mil otocentos otenta e um). Esta lei era sobre a libertação dos escravos e foi uma nova mão-de-obra. Hoje, a presença italiana é sempre perceptível. Por exemplo encontramos o dialecto veneto ou o “talien”, mas também através a cozinha, arquitectura ou ainda os nomes.

Contribuições italianas na Caxias do sul

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Rio_Grande_do_Sul

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/italianos.html

Per mas informações sobre de imigração italiana

http://www.wcams.com.br/descricao_rs_fra.htm

Um artigo sobre Rio grande do sul, com informações sobre aspectos econômicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caxias_do_Sul

Apresentação de cidade Caxias do sul

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=835378

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_Nacional_ao_Imigrante

Este artigo fala de monumento ao imigrante na Caxias do sul

Caxias Do Sul en photos

quyagnlsf2p2m9z72r1a1nn7or462j.jpg 208847.jpg Vignes de caxias do sul

Gastronomie:

Caxias do Sul, Terre de Vins

Les Italiens ont amenés sur les Terres brésiliennes leur savoir-faire en viticulture. Les vignobles de Caxias do Sul produisaient d'abord localement,aujourd'hui, ses vins sont réputés dans tout le Brésil.

Festa da Uva & Cantinas de Caxias do Sul

De nombreuses cantinas se trouvent dans les vignobles de Caxias do Sul et se visitent de la même manière que les brasseries de Bruges. Une dégustation y est organisée par des oenologues de diverses maisons. C'est à Caxias do Sul qu'a lieu la plus grande fête du genre, la Festa da Uva.

Excursions de vins au Brésil

Il existe un parcours touristique dédié à la route des vins dans la région de la Serra gaúcha, c'est également l'occasion d'y découvrir la gastronomie locale.

Bibliographie:

A arte nos primordios de Caxias do Sul (Colecao Imigracao italiana) (Portuguese Edition) (Unknown Binding)