Tropicalismo

Introdução

Tropicálismo, também conhecido como Tropicália, um movimento de arte brasileira que surgiu no final dos anos 1960 e incluía poesia, teatro e música, entre outras formas. Tropicália foi influenciada pela poesia concreta (poesia concreta), uma espécie de avant-garde poesia-brasileira corporificada nas obras de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, entre outros. No entanto, a Tropicália é associada quase exclusivamente com o movimento de expressão musical, tanto no Brasil quanto no exterior, que resulta da fusão de vários gêneros musicais, como ritmos brasileiros e Africano e rock and roll.

zztropicaliaabrazilia_101b.jpg

Influências

A fundação o Tropicalismo é criada pelo festival de música popular brasileira foi ao ar na Record.

Mas podemos ver três principais influências.

Antropofagia

A influência da antrofogia age sobre a ideologia desse movimento é a adequada culturas ocidentais da Europa e dos Estados Unidos para misturar com a cultura popular brasileira.

Pop Art

Pop Art tem sido a marca de diferenciação entre antrofogia e tropicalismo. Se antropofogia vai olhar para a alta cultura. Tropicalismo vai levar a arte pop como o principal elemento da representação gráfico.

5-13-tropicalia-1.jpg

Concretismo

Concrestimo foi um movimento de vanguarda na década de cinqüenta. O objetivo era acabar com a distinção entre forma e conteúdo para criar uma nova linguagem. Nas regiões tropicais, esse problema é o mesmo. Porque as músicas são tratados como elementos estéticos com a criação de jogos de palavras.

História

Contexto

contexto_1-300x220.jpg

Em 1964, o Brasil estava mergulhado na Guerra Fria entre os EUA ea União Soviética superpotências. Já em 1959, em Cuba, a revolução de Fidel Castro tinha-lhe o símbolo da revolução do Terceiro Mundo contra o capitalismo.

No Brasil, Jango, o presidente de seu nome verdadeiro JAOA Goulart estabelece uma série de reformas sociais. Mas eles foram acusados ​​de ser demasiado comunista. O direito, partido conservador, apoiado pelas classes dominantes e do golpe militar Lança média 31 mar 1964.

Além disso, o golpe foi apoiado pelos Estados Unidos.

No plano cultural, o Brasil tem sido tumultuada. Até 1968, os intelectuais de esquerda podiam agir livremente, mesmo que tivesse pequeno problema com a censura.

Em 1967, o conflito nacionalista, em primeiro lugar entre os artistas eo avant-garde tropicalizada. Censura cresce. Tropicalistas querer entender a cultura de massa para entender a revolução no Brasil.

Em 1968, as tensões sociais estão no auge e greves ao lado de estudantes e trabalhadores organizados. Pou resposta que o governo coloca no lugar 13 de dezembro, um decreto pondo fim às liberdades civis.

Movimento

Tropicalismo

Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas. O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Acompanhadas por guitarras elétricas, as canções causam polêmica em uma classe média universitária nacionalista, contrária às influências estrangeiras nas artes brasileiras. O disco Tropicália ou Panis et Circensis (1968), manifesto do movimento, vai da estética brega do tango-dramalhão Coração Materno, de Vicente Celestino (1894-1968), à influência dos Beatles e do rock em Panis et Circensis, cantada por Os Mutantes. O refinamento da bossa nova está presente nos arranjos de Rogério Duprat (1932-), nos vocais de Caetano e na presença de Nara Leão (1942-1989). O tropicalismo manifesta-se, ainda, em outras artes, como na escultura Tropicália (1965), do artista plástico Hélio Oiticica, e na encenação da peça O Rei da Vela (1967), do diretor José Celso Martinez Corrêa (1937-). O movimento acaba com a decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em dezembro de 1968. Caetano e Gil são presos e, depois, exilam-se na Inglaterra. Em 1997, quando se comemoram os 30 anos do tropicalismo, são lançados dois livros que contam a história do movimento: Verdade Tropical, de Caetano Veloso, e Tropicália - A História de uma Revolução Musical, do jornalista Carlos Calado.

Source du texte : http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg12.html

Artistas

Caetano Veloso

Isso aqui é a biografia de Caetano Veloso

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/caetano-veloso

189jpg-bf4f3bf4f-7cf06.jpg

Gilberto Gil

Aqui está um link sobre a vida de Gilberto Gil

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/gilberto-gil

Um breve vídeo sobre a transmissão ao vivo pela TV Rio com Os Mutantes.

Tom Zé

A biografia de Tom Zé, otro symbol do tropicalismo

http://www.lastfm.com.br/music/Tom+Zé/+wiki

Uma programa ensaio da TV Cultura com Tom Zé.

Os Mutantes

Um site sobre o grupo marcação do tropicalismo

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/mutantes

Um breve video dos mutantes

Agora

Uma video na publicidade de McDonald com uma musica dos mutantes

Depois de sair da sua vida artística como ministro da Cultura no governo de Lula. Gilberto Gil achou a cena.

Aqui estão dois artigos sobre a carreira política de Gilberto Gil e em seu retorno a cena.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,gilberto-gil-confirma-saida-do-ministerio-da-cultura,214518,0.htm

http://www.rfi.fr/actubr/articles/115/article_14366.asp

Finalmente uma das minhas duo favorito