Cinema dos anos 70

Intrudução

Cinema português depois da Revolução dos cravos (25 de Abril de 1974), aquela teve uma influênça importante na evolução do cinema português: foi o ponto de partida para a evolução do cinema Português, que defendia a liberdade social e cultural,registando um confronto entre o cinema velho e cinema novo.

Como resultado dessa revolução, muitas organizações são criadas como o Instituto Português de Cinema onde fazeram as Unidades de Produção.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_dos_Cravos#Cinema

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_de_Portugal#Anos_70

Historia

Luis de Pina,1986,Historia do cinema português,Portugal, Publicacões Europa-América, pag. 170-193.

Luis de Pina,1977, A aventura do cinema português, Lisboa, Editorial Vega.

http://historia-cinema-portugues.host56.com/

“Na década de setenta, o movimento Novo Cinema é seguido por António Macedo com “Nojo Aos Cães”(1969) mas estreado em 1970 e proibido pela censura, por Fernando Lopes com “Uma Abelha na Chuva”(1971) e “O Cerco”. Estas três obras são produzidas com fundos pessoais, material emprestado e ajuda dos amigos.”

Filmes Portugueses

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Passado_e_o_Presente

Manoel de Oliveira reinicia uma longa carreira a partir de 1971 (O Passado e o Presente), o primeiro filme produzido pelo CPC (Centro Português de Cinema).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brandos_Costumes

“é um filme português de Alberto Seixas Santos, que, inscrevendo-se no movimento do Novo Cinema – influenciado pelo neo-realismo cinematográfico e pela vanguarda francesa –, se assume como obra marcada sobretudo pela Nouvelle Vague. É o fruto mais tardio entre os primeiros do movimento. Acaba por ver a luz do dia em 1975, quando o regime ditatorial que retrata, o do Estado Novo, já tinha dado o último suspiro.O filme estreou no cinema Londres, em Lisboa, a 18 de Setembro de 1975.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Armas_e_o_Povo

“É um filme documentário português de longa-metragem, um filme colectivo realizado e produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, que levaria à renovação do respectivo sindicato. São ilustrados os primeiros seis dias da Revolução dos Cravos.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravos_de_Abril

“Cravos de Abril é um documentário histórico português de curta-metragem de Ricardo Costa. Ilustra os acontecimentos da revolução democrática em Portugal, a chamada Revolução dos Cravos, desde o dia 25 de Abril até ao 1º de Maio de 1974.”

Cinema de Abril