Ceci est une ancienne révision du document !


                                                    ====== Futebol em Portugal======
      __Historia de futbol em Portugal__

O pirmero jogo de futbol foi realizada em Cascais para irmaos Pinto em 1888. Cinco anos depois, o futebol está crescendo e várias equipes foram formadas em Cascais.

A competição ocorre entre esses novos grupos, e um grupo britânico. Assim, o futebol está se espalhando por todo o país. O futebol foi encontrado no norte de Portugal, graças às colônias Inglês. O primeiro Porto/Lisboa foi disputado em 1894.

A primeira associação de futebol foi criada em Lisboa em 1910. Por muitos anos o campeonato de Lisboa foi o maior em Portugal, porque reuniu os melhores jogadores e clubes como Benfica, Sporting e Belenenses Carcavelinhos. Então, o futebol se desenvolveu nas grandes cidades como Madeira ou Minho. Assim, em 1914 essas cidades fundaram a União Portuguesa de Futebol.

A União alterou o seu nome e organização, em 1926, e tornou-se Federação Portuguesa de Futebol. Sua nova organização é a seguinte:

- Campeonato de Portugal com em sistema de eliminatórias para apurar o campeão nacional, - Campeonato da I Liga, - Campeonato da II Liga, - Campeonato Nacional da I Divisão, - Campeonato Nacional da II Divisão, - Campeonato Nacional da III Divisão, - Supertaça Cândido de Oliveira que disputada entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal, - Campeonato Nacional da II Divisão de Honra.

 __Campeonato portugues de futebol__

A elite do campeonato Português é a Liga Sagres; É também chamado a Superliga. Ele es la 12a mejor del mundo, e existe desde 1934. É composto por 16 equipas: Clubes 2009-2010:

          Clube                          Cidade   
- Académica de Coimbra                  Coimbra
- CD Belenenses                         Lisboa
- SL Benfica                            Lisboa
- Sporting Braga                        Braga
- União Desportiva de Leiria            Leiria
- CS Marítimo                           Funchal
- CD Nacional                           Funchal
- Associação Naval 1º de Maio           Figueira da Foz
- FC Paços de Ferreira                  Paços de Ferreira
- Vitoria Guimarães                     Guimarães
- FC Porto                              Porto
- Leixões SC                            Matosinhos
- Rio Ave                               Vila do Conde
- Sporting Portugal                     Lisbonne
- Sporting Clube Olhanense              Olhão
- Vitória Setubal                       Setubal 

 __Grandes clubes em Portugal__
    
                  __Benfica__

Sport Lisboa e Benfica chamado Benfica è um clube com sede em Lisboa. Faz parte de Três Grandes clubes do Campeonato Português. Benfica foi um dos membros fundadores da Liga Português em 1933, e, juntamente com Porto e Sporting, que nunca foram rebaixados da primeira divisão.

Em 1904, o Sport Lisboa e Benfica, originalmente conhecido como Grupo Sport Lisboa, foi fundado durante uma reunião na parte sudoeste de Lisboa.

Benfica ganhou um total de 31 títulos Português Liga, 24 títulos de Copa do Português, dois títulos do campeonato Português de futebol, e quatro títulos Português Supertaças. Benfica ganhou duas Taça dos Campeões Europeus (UEFA Europa League), uma Taça Latina título, e um título da Copa Ibérica.

Os jogadores do Benfica

                    __FC Porto__

Futebol Clube do Porto ou FC Porto é um dos três grandes com o Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal. O clube è duas vezes vencedor da Liga dos Campeões e ganhou o título nacional 14 vezes nos últimos vinte anos. Futebol Clube de Porto é fundada 28 de setembro, 1893 por Antonio Nicaulau Almeida, comerciante de vinho do Porto. Sua casa do futebol é o Estádio do Dragão

Desde 1978, o Porto ganhou 19 títulos, 11 copos de Português, 16 Supercopas Português, uma Copa dos Campeões Europeu, e os novos Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, e 2 Taça Intercontinental.

Os jogadores do FC Porto

                      _Sporting Clube de Portugal__

Sporting Clube de Portugal é um dos Três Grandes clubes de Portugal, e é muitas vezes considerado como um dos melhores clubes da Europa para a sua aferição e viu o nascimento das maiores estrelas do Português desde 1980: Paulo futra, Luis Figo, Danny, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Marco Caneira, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Miguel Veloso, Luis Boa Morte e Nani.

O clube foi fundado em 1906. Durante o primeiro século de existência do clube, as equipas e os atletas do Sporting ganhou 50 medalhas de ouro olímpicas Sporting é, depois de Barcelona, o clube com mais títulos europeus em todas as disciplinas em que o clube compete. No 2000s atrasado, o Sporting não conseguiu ganhar um campeonato, mas sempre terminou em 2 º lugar atrás de FC Porto e à frente do SL Benfica.

Sporting apresenta um novo estádio, o Estádio José Alvalade, construído para o campeonato UEFA Euro 2004.

Os jogadores do Sporting