Vou contar um acontecimento

Activité : parler en continu.

Objectifs linguistiques : conjugaison de verbes les plus fréquents à l'imparfait et au passé simple.

Procedimento

  • Ouvir/ler os documentos
  • Trocar sobre o documento, armazenar material linguístico
  • Preparar a narração do acontecimento
  • Contar um acontecimento ao parceiro (acontecimentos atuais, recentes, históricos, pessoais, local, mundial, imaginados, delirantes,…)
  • O parceiro faz o mesmo
  • Contar uma segunda vez a outro parceiro

Documentos

“Assim sendo, para ficar registrado e muito bem entendido, vou contar um acontecimento de magna importância, especialmente para Roraima, e do qual sou testemunha ocular da História.
Corria o ano de 1993 - portanto, já fazem 15 anos. Era governo de Itamar Franco e as pressões de alguns setores nacionais e vários internacionais, para a homologação da Raposa/Serra do Sol, eram fortes e estavam no auge. Tinha-se como certíssimo de que Itamar assinaria a homologação.
Nessa época, eu era piloto da empresa BOLSA DE DIAMANTES, que quinzenalmente enviava compradores de pedras preciosas para Uiramutã, Água Fria, Mutum e vizinhanças.
No dia 8 de setembro de 1993, aí pelas 17:00, chegamos em Uiramutã e encontramos a população numa agitação incomum, literalmente aterrorizada.”
http://www.ternuma.com.br/ternuma/index.php?open=20&data=631&tipo=5

“Vou contar um acontecimento, um amigo foi pescar pra fora da ponta do sino Angra, a lancha dele ficava em Itacuruça, ele saiu para pescar e estava a 20mn da ponta do sino quando deu uma pane e o motor não pegava mais, tentou chamar socorro e nada já estava escurecendo e quando entrou em contato com a CP a eles passaram a posição do GPS, os caras da Capitania não saiam operar direito o GPS escureceu e eles não conseguia encontrar o meu amigo, só foi encontrado pela luz do flash da máquina fotográfica, resumindo sempre vou ter strobo na minha lancha…“
http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=10209&start=15

Elementos

Complementos