Recyclage des Ordures

sustentabilidade.jpg

Introdução

A questão da sustentabilidade e, por consequência, reciclagem de resíduos são assuntos de relevância e interesse mundial.

O objetivo deste trabalho é pesquisar e analisar as diferenças dos sistemas de coleta e reciclagem de lixo entre o Brasil (São Paulo) e França (Lyon).

Malheureusement, nous n’avons pas pris de trouver un étudiant de Lyon pour travailler avec nous mais nous avons pris les points de vue des français sur le sujet dans le fórum “Sistemas de Reciclagem- Brasil x França” et dans le web.

Esperamos que gostem ! Boa leitura !

Uma verdade inconveniente

aterro_20mau_c3_a1_20450x338.jpg (Aterro Sanitário de Mauá em São Paulo)

A coleta de lixo seletiva e reciclagem são assuntos que começam a ter uma importância significativa, mesmo que de forma tímida, para o Brasil (cada brasileiro produz cerca de 1 quilo de resíduos por dia) e para a cidade de São Paulo que possui uma capacidade de geração de lixo cinco vezes mais rápida do que o crescimento de sua população sendo a cidade líder nacional em geração de lixo.

Em 2008 batemos o recorde em produção de lixo, chegando a 3.437.607 toneladas de lixo domiciliar. Fazendo as contas, são cerca de 10 mil toneladas de lixo domiciliar (sem contar o lixo industrial e o hospitalar) por semana que daria para cobrir, por exemplo, a Avenida Paulista com uma camada de 1 metro. Em uma escala proporcional, em menos de seis meses, locais como o Masp (Museu de Artes de São Paulo) e o Hospital Santa Catarina estariam submersos e em 1 ano, a montanha esconderia um prédio de 16 andares.

Avenida Paulista

avenida-paulista-com-pouco-movimento-durante-o-capitulo-final-de-avenida-brasil-191012-1350698859996_956x500.jpg

MASP

masp.jpg

Hospital Santa Catarina

hospital-santa-catarina1.jpg

Esse cenário desesperador só não ocorreu até hoje porque todo o lixo produzido pela cidade (ou pelo menos a maior parte dele) é enviado para aterros sanitários porém, ainda assim, são recorrentes as cenas de lixo descartados nas ruas de São Paulo como podemos constatar nas fotos abaixo:

lixo-em-sao-paulo.jpg

b8bb2e02e142459eb4211190768e0f2f.jpg

lixohelvio600.jpg

Il y a seulement trois décharges à São Paulo,une publique et deux privées qui reçoivent tous les déchets produits par la ville.

Os aterros não seriam necessários se houvesse maior reciclagem do lixo produzido. Embora 30% do lixo total sejam compostos por materiais recicláveis, quando o descarte é feito de forma incorreta apenas 1% é recuperado pela coleta seletiva da Prefeitura, porém, estima-se que quando há a separação adequada do lixo, este percentual pode subir para 70% de reaproveitamento.

Recicla-me ou Devoro-te!

Nos últimos anos, o volume de lixo urbano reciclado no Brasil aumentou consideravelmente; entre 2003 e 2008 passou de 5 milhões de toneladas para 7,1 milhões de toneladas. Apesar deste crescimento, ainda é muito pouco tendo em vista a quantidade absurda de lixo gerado pela população brasileira. Em São Paulo, apenas 35 mil toneladas de lixo reciclável é recuperado.

Em São Paulo a coleta de lixo é feita através dos caminhões de lixo, coletores seletivos chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), catadores de lixo (que recolhem os materiais reciclados para vendê-los em cooperativas de reciclagem) e os famosos garis (varredores de rua).

Caminhão de Coleta de Lixo de São Paulo

coleta.jpg

PEV - Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis

ser_25c3_25a3o_instalados_1.500_novos_pontos_de_entrega_volunt_25c3_25a1ria_de_materiais_recicl_25c3_25a1veis_2528pev_25e2_2580_2599s_2529.jpg

Catadores de Lixo Recicláveis

mat_132348carroca.jpg

Gari

garis_20so_20casamento_20450x338.jpg

Le matériel le plus récupéré actuellement au Brésil est l'aluminium. Brésil est le leader mondial de reyclage de ce type de matériel. Nous recyclons 98,2% des boîtes en aluminium produites devant des pays comme le Japon (93,4%) et l'Argentine (92%).

Alumínio para Reciclagem

Por conta do retorno financeiro (1 quilo = R$2,00), os catadores dão maior vazão à coleta deste tipo de material (alumínio). Não é difícil vermos os sacos de lixo rasgados nas ruas por conta de um catator ter “detectado” uma latinha no meio do lixo molhado.

Hoje, 99% do lixo que é reciclado e utilizado pelas indústrias são coletados pelos catadores de lixo. Os catadores são verdadeiras “aves de rapina disciplinadas” que fazem desaparecer tudo aquilo que não queremos ver na porta de nossas casas. Il y a au moins 35 000 charretiers activité dans la ville de São Paulo et beaucoup de coopératives spécialisées pour recevoir ce matériel et l'envoyer à l'industrie.

Desde 2003, 15 centrais de triagem selecionadas pelo Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) atuam de modo a receber o lixo seco e separar os resíduos de acordo com o tipo de material de que é feito. Além disto, a cidade conta com parte da frota dos caminhões de lixo que fazem coleta de material reciclável em São Paulo 1 vez por semana e uma frota de 50 caminhões que foram doados pela Prefeitura à 15 cooperativas que operam em suas respectivas regiões, porém o número disponibilizado não chega nem perto da quantidade de carros necessários para realizar uma coleta efetiva nos 96 distritos que compõem o município de São Paulo.

Qu'est-ce qui manque, c'est la conscience de la part de la société à faire une séparation correcte des déchets humides et secs et placer une plus grande récupération des autres types de matériaux tels que le plastique, le verre et le papier.

Em 2010 foi constituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que é uma lei federal que dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Le principe PNRS proposé la reconnaissance du résidu solide réutilisable et recyclable en tant que valeur économique et sociale, générateur d'emploi, de revenus et promoteur de la citoyenneté.

Além disso, a lei propõe uma mudança cultural, orientando sobre a diferença entre o “resíduo sólido” e o “rejeito”.

Resíduos sólidos são materiais, substâncias, objetos ou bem descartados resultante de atividades humanas em sociedade, que possa ser reutilizado e/ou reciclado e que tenha valor econômico; já os rejeitos são resíduos sólidos que depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não mais apresentam outra opção que não o descarte final ambientalmente adequado.

Resíduos Sólidos e seu Tempo de Decomposição na Natureza

Resumidamente os objetivos da lei PNRS são: não gerar, reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor adequadamente o lixo, além de responsabilizar as pessoas físicas e jurídicas (de direito público ou privado); responsáveis (direta ou indiretamente) pela geração de resíduos sólidos e por ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.

A lei prevê que no prazo de 4 anos (até agosto de 2014) os municípios erradiquem os aterros a céu aberto frequentado por urubus, com riscos ao meio ambiente e à saúde, substituindo-os por aterros para descarte somente de rejeitos que sigam as normas ambientais, sendo proibido nestes locais a catação, criação de animais e instalação de moradias, além disso, as prefeituras deverão implementar um sistema eficaz de coleta seletiva nas residências assim como sistemas de compostagem para resíduos orgânicos a serem utilizados como adubo, por exemplo, medida que deverá ser articulada com setores sociais e empresariais.

La loi stipule également aussi que d'ici 2020 le Brésil a toutes les infrastructures nécessaires pour fournir une destination appropriée pour tout type de déchets solides.

Portanto,cabe a todos (moradores, empresas e poder público)a chamada “responsabilidade compartilhada” prevista na lei, porém o que ocorre na maioria das vezes é o descaso e falta de conscientização por parte de todos os responsáveis envolvidos e ausência de maior observância para o cumprimento efetivo da lei.

Recyclage en France

0873f90fc9ab58bb3fc0885624c8a67c_1.jpg

Pelo que constatamos em pesquisas e pontos de vista do fórum, a França possui uma conscientização mais aguçada para a questão da sustentabilidade e coleta seletiva quando comparado ao Brasil.

Chaque personne en France produit 360 kilos de poubelle par an (bien comme au Brésil), dont 70 kilos de déchets organiques (qui très probablement pourraient finir dans un compost individuel) et 50 kilos de papier, magazines ou journaux.

Aujourd’hui les déchets produit par un français sont partagent comme suit:

- 29% de déchets organiques -25% de papiers (cartons, magazines et journaux) - 13% de verre -11% de plastique - 4% de métaux -18% de divers

O que acontece com o lixo francês?

Segundo dados de 2008, 60% de todo lixo produzido anualmente na França são reciclados; dos demais 40%, 1/3 é enviados para aterros e o restante é incinerado(o que é assustador, pois a incineração libera uma série de poluentes na atmosfera).

Il faut pourtant savoir que s’il est vrai qu’il y a 2000 sortes de particules rejetées par une usine d’incinération, de grands progrès ont été réalisés en 15 ans. Par exemple, le taux de rejet de dioxines cancérigènes par les incinérateurs modernes a été divisé par 100 et correspond aux normes européennes.

O objetivo é que em pouco tempo não exista mais aterros sanitários na França. A proposta é que a maior parte do lixo produzido seja reciclado e o restante, encinerado.

Um dos aterros mais antigos e conhecidos na França é o de Entressen que foi desabilitado em 31 de março de 2010. Inaugurado em 1912, o Entressen era um dos maiores aterros a céu aberto da França, que acolhia cerca de 600.000 toneladas de lixo por ano de Marseille.

La Decharge D'Entressen

entressen2.jpg

dd1bc4da6ff03a5335a82bb1174c410d.jpg

Entressen Après sa Fermeture

decharge-entressen--2-.jpg

Les Panneaux Photovoltaïques (énergie renouvelable) dans le même lieu de la decharge d'Entressen (juin/2011)

solaire-decharge.jpg

Le taux de recyclage des emballages, tous secteurs confondus, est en progression continue ; il atteint 86 % pour les papiers-cartons et 25 % pour les déchets plastiques.

De acordo com a legislação francesa, todo produtor de lixo é responsável de assegurar sua eliminação de forma adequada a fim de evitar os efeitos prejudiciais ao meio ambiente facilitando também sua reciclagem.

A nível europeu, a diretiva sobre os resídos implementada em dezembro de 2010, exige aos Estados- Membros a estabelecerem programas de prevenção e e hierarquia de resíduos de acordo com a seguinte ordem de prioridade: prevenção, preparação, reutilização, reciclagem, recuperação e eliminação.

Após a implementação da legislação, as recuperações mais importantes são de óleo usado, pilhas, pneus, veículos, embalagens de resíduos elétricos e eletrônicos.

En 2008, ces filières ont capté plus de 12 millions de tonnes de déchets à recycler, dont plus des deux tiers provenant d'emballages des ménages.

No que diz respeito aos resíduos de embalagens, resídios de papelão são os mais reciclados (86%). A taxa de reciclagem de vidro pela captação seletiva residencial também é elevada chegando a quase 100%.

A reciclagem de vidro é muito mais simples do que a reciclagem de papel, porque o vidro pode ser reciclado indefinidamente. O seu carácter mineral e de material inerte não é perigoso (excepto fragmentos), mas muito estável. Se a reciclagem não é praticada, ele teria mais de mil anos para se decompor na natureza.

Le Recyclage du Verre

rtemagicc_cycle-recyclage-verre-schema_somergie.jpg.jpg

Le Point Vert

Na França existe um programa de recuperação de embalagens domésticas, chamado Ponto Verde. O sistema Ponto Verde decorre da legislação que obriga empresas que vendem produtos embalados a recuperá-las após o seu descarte. Ele é utilizado em 30 países europeus, na França ele está em conformidade com as obrigações previstas nos artigos R543-53 e no Código Ambiental. As empresas pagam uma contribuição para uma organização especializada em embalagens ecológicas, a Eco-Embalagens

Eco-Emballages a pour vocation d'assurer la responsabilité élargie des producteurs en matière de gestion de la fin de vie de leurs emballages ménagers. Sa mission est de piloter le dispositif de tri et de recyclage au bénéfice du consommateur-habitant citoyen. Pour cela, Eco-Emballages travaille avec les entreprises à l'éco-conception et à la réduction des emballages, finance la collecte sélective et contribue à son efficacité, informe le grand public et favorise le recyclage des emballages.

Esta contribuição compulsória é usada para financiar a organização de triagem. O pagamento da contribuição permite às empresas utilizar logotipo indicativo. O valor da contribuição, é calculado de acordo com o material (o vidro é penalizado menos peso que o plástico), dependendo do peso da embalagem. Existem peculiaridades em diferentes países e aplicações. A escala é definida pelo governo a cada dois ou três anos. O símbolo verde nas embalagens permite reconhecer que empresa fabricante do produto é um parceiro do programa francês de recuperação de embalagens domésticas.

label-point-vert.jpg

Tel qu’il est précisé par Eco-emballages, l’éco-organisme crée en 1992 et en charge d’organiser la filière de recyclage des emballages ménagers en France, « depuis le 1er janvier 1993, les entreprises qui conditionnent, importent, mettent sur le marché des produits emballés vendus aux ménages, sont tenues de pourvoir ou de contribuer à l’élimination de ces emballages.

Em 2007, em torno de 47.000 empresas aderiram Eco-Embalagens e Adelphe, que foram responsáveis pela colocação do logotipo nas embalagens. Esta ação custou 411 milhões pagos para eco-organização, um gasto médio de 0,6 centavos de euro por embalagem.

Grâce à ce financement, Eco-Emballages contribue au recyclage de leurs emballages ménagers en signant des contrats avec les collectivités locales qui mettent en place la collecte sélective.

A maioria das embalagens que leva o ponto verde são recicláveis mas, infelizmente, não significa que são recicladas. Segue a divisão dos materiais em “reciclável” ou “não reciclável”:

Plástico:

Reciclável: garrafas e frascos de plástico, garrafas de alimentos, garrafas de produtos de limpeza e produtos de higiene.

Não reciclável: sacos de plástico, embalagens de embrulho plástico filme e revistas, embalagens leves pequeno, como potes de iogurte de bandejas de creme ou poliestireno.

Metais, tijolos e tábuas: Reciclável: latas, tijolos e caixas de alimentos, embora esvaziados de seus conteúdos.

Papel:

Reciclável: jornais, revistas, periódicos, folhetos, papel, envelopes, catálogos.

Não reciclável: tudo o que contém restos de papel, fraldas, sujas ou gordurosas, bandejas sujas, papel de seda e outros artigos de higiene.

Vidro:

Reciclável: apenas recipientes de vidro (garrafas e frascos) devem ser colocados em contentores ou recipientes específicos para esta coleta. Copos e pratos de vidro têm uma composição química diferente dos outros tipos de vidro.

Não reciclável: barro, panelas de barro, pratos quebrados e lâmpadas. Atenção! Lâmpadas são 93% reciclável, mas é necessário devolver ao fornecedor.

point-vert.jpg

Lyon e Grand Lyon

No coração da região de Rhône-Alpes, Grande Lyon é uma comunidade urbana formada por 58 municípios, 1,2 milhões de habitantes e abrange 52.715 hectares.

En 1997, le Grand Lyon a été la première grande agglomération française à mettre en place la collecte sélective sur l’ensemble de son territoire. Plus de 60.000 tonnes sont ainsi collectées chaque année permettant la fabrication de nouveaux produits.

vueaerienne_jeone_530_04.jpg

A reciclagem contribui para a conservação dos recursos naturais: o material reciclado é usado no lugar da matéria-prima. Este gesto também poupa energia: a transformação de material reciclado requer menos água e energia do que produzir um novo.

Une fois collectés, les emballages ménagers (bouteilles et flacons en plastique, boîtes de conserve, barquettes aluminium, canettes de boissons, aérosols, emballages cartons, briques alimentaires) et les journaux/magazines sont expédiés en centre de tri.

Alguns materiais recicláveis têm destinos surpreendentes. Por exemplo, garrafas de plástico, que podem ser transformadas em casaco de lã. O que é descartado nas latas de lixo verdes podem ter uma segunda vida.

Como a coleta seletiva é realizada:

grandlyon-quatretris.jpg

Lata de lixo verde

tri-bac-j.jpg

bac_vert_gris.jpg

Em todos os municípios da Grande Lyon, a coleta seletiva de embalagens e papel é organizado porta a porta em uma caixa verde. Ela ocorre uma ou duas vezes por semana nos municípios mais populosos. Em alguns bairros, novos contêineres são testados para a triagem.

Les déchets recyclables doivent être triés pour être réutilisés dans la fabrication d’un nouveau produit (identique ou différent).Il existe 4 grandes familles de déchets recyclables à déposer dans le bac vert :

- Les bouteilles et les flacons en plastique

- Les emballages en carton

- Les journaux et papiers

- Les emballages métalliques

Compostores

composteren.jpg

Desde junho de 2009, a Grande Lyon está empenhada no plano da prevenção de resíduos. A compostagem é uma dos componentes importantes para a reciclagem de resíduos orgânicos (os resíduos orgânicos podem ser reciclados como o composto, um processo biológico, que os transforma em material fértil) , se a comunidade urbana for incentivada primeiro a fazer a compostagem individual ela, por consequência, multiplica a experiência para os bairros e para as escolas. Com isso, são 62.000 toneladas de resíduos orgânicos que poderiam ser evitados a cada ano.

Les épluchures, les plantes mortes ou les restes de repas en font partie.

Le compost obtenu permet de fertiliser les sols et peut être utilisé comme engrais pour la culture du gazon, des fleurs, des légumes et d’autres plantes

Les déchets organiques :

- Résidus végétaux (gazon, fleurs, branchage, feuilles)

- Épluchures

- Papiers essuie-tout

- Café en filtre comme en dosette

-Restes de repas

Silo de vidro

O vidro é recolhido de maneira voluntária em silos de vidro dispostos em 2500 locais espalhados pela Grande Lyon.

silos.jpg

O material é 100% reciclável, sem perda de qualidade ou de quantidade. Com uma garrafa reciclável, você pode fazer qualquer produto de vidro mas, na maioria das vezes, é transformada em uma nova garrafa.

Et ce cycle peut se reproduire à l'infini . On économise ainsi les matières premières mais aussi l’énergie, car le verre recyclé se fond à une température inférieure à sa production d’origine.

- Le verre est à jeter sans les bouchons.

- Les bouteilles (vin, huile, jus de fruits)

- Les bocaux, pots et autres contenants alimentaires (pots de confiture, de cornichons…)

Os centros de eliminação de resíduos

dechetterie.jpg

cdurable_227.jpg

Alguns resíduos não são tratados pela coleta tradicional e precisam ser depositados nos centros de eliminação dos resíduos. Volumosos e prejudiciais para o ambiente, eles serão tratados ou reciclados de acordo com a sua natureza. O centro de reciclagem não é um aterro sanitário: 55% dos resíduos são reciclados ou recuperados.

A comunidade urbana estabeleceu uma rede de 18 centros de eliminação de resíduos, o que permitiu a coleta de 124 000 toneladas de resíduos em 2010 (aproximadamente 100 kg per capita por ano). Eles recolhem todos os resíduos domésticos, que não vão para as latas de lixos recicláveis, no silo de vidro ou no lixo comum.

En fonction de leur composition, ils sont recyclés, compostés ou valorisés énergétiquement. Toute la matière ou le pouvoir calorifique que l'on peut en tirer est exploité. Seuls ceux dont on ne peut plus rien tirer (vieux salon de jardin par exemple) vont à l'enfouissement.

Latas de lixo cinza

732d706696.jpg

Nas latas de lixo cinzas são colocados todos os outros resíduos, que são levados a uma das duas unidades de tratamento e recuperação de energia de Lyon, onde serão incinerados.

A energia produzida pelo calor de combustão é, em seguida, recuperado sob a forma de eletricidade ou vapor.

Ainsi, l’électricité produite auto-alimente l’usine d’inciné-ration et est revendue à EDF alors que la vapeur sert à chauffer les immeubles raccordés aux réseaux de chauffage urbain.

O Código Ambiental Francês

Os quatro principais princípios enunciados neste Código são:

1) Princípio de Precaução (devem ser tomadas todas as providências efetivas e proporcionais para prevenir riscos de danos graves e irreparáveis ao ambiente);

2) Princípio da Ação Preventiva e da Correcção (devem ser utilizadas as melhores técnicas disponíveis a um custo economicamente aceitável);

3) Princípio do Poluidor-Pagador (devem ser cobradas ao próprio poluidor as despesas provenientes das medidas de prevenção, redução da poluição e luta contra ela);

4) Princípio da Participação (devem todos ter acesso às informações relativas ao meio ambiente, inclusive às relativas às substâncias e atividades perigosas).

Artigo L541-1

Selon le Code de l’Environnement (art. L541-1), un déchet est « tout résidu d’un processus de production, de transformation ou d’utilisation, toute substance, matériau, produit ou plus généralement tout bien, meuble abandonné ou que son détenteur destine à l’abandon » . Autrement dit, tout élément qui est abandonné est un déchet. Ce n’est pas pour autant que cet élément est inutilisable, en l’état ou après modification. Seuls les déchets qualifiés d’ultimes sont réellement inutilisables et doivent être stockés pour éviter des pollutions de l’environnement.

Curiosités

Art Gens - Association de recyclage artistique à Lyon

Art Gens propose un projet où la problématique des déchets est mise en lumière par l'art : objets recyclés 100% déchet, ateliers de création pour adultes, ateliers de sensibilisation et d'éveil artistique pour enfants, spectacle de clown, modules de tri pour l'évènementiel scénographie recyclee, autant d'angles de vue pour parler d'un problème contemporain.

Les Recyc'heures à Lyon - Les Recycl'heures, c'est une performance lors de laquelle artistes et créateurs conçoivent une pièce en temps limité à partir d'une palette d'objets de récupération.

O dia na vida de um lixeiro de São Paulo

Conclusão

Após a realização deste trabalho podemos constatar ainda a lentidão no avanço de projetos de sustentabilidade efetivos no Brasil e em São Paulo.

Pudemos verificar também que a consciência dos franceses, em especial os moradores de Lyon, com relação ao tratamento do lixo, é muito maior que a dos brasileiros.

Bref, nous pouvons dire qu'au Brésil le recyclage des ordures c'est vraiment lentement.

Présentation des Étudiantes de la Fatec-SP

Bibliografia

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/

http://www.usp.br/agen/?p=18600

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/09/sp-avancou-em-coleta-e-reciclagem-de-lixo-mas-esta-aquem-do-plano-diretor-e-de-recomendacoes-nacionais

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201206-reciclagem.php

http://www.grandlyon.com/fileadmin/user_upload/Pdf/activites/guides_pratiques/20111003_gl_gp_compostage.pdf

http://www.credoc.fr/pdf/4p/236.pdf

http://www.saintefoyleslyon.fr/Territoire-d-avenir/Environnement/Tri-des-dechets

http://www.enviscope.com/News/Thematiques/Environnement/Collecte-dechets-Grand-Lyon-service-public,i15994.html