A PENA DE MORTE

Definição

A pena de morte, também conhecida como pena capital, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário e consiste na retirada legal da vida de uma pessoa reconhecida como culpada de um crime. Essa sentença é aplicada pelo poder judiciário e não pode se confundir com a eliminação de indivíduos julgados indesejáveis como ocorreu na época do Nazismo, o Holocausto.

História

A pena de morte era aplicada em quase todas as civilizações ao longo da História como forma de punição de crimes.

O tema da pena capital é discutido desde os tempos antigos. Há pessoas que são a favor alegando que ela é necessária para proteção da sociedade, enquanto outras apelam para a prevalência do perdão. Há várias discussões no Brasil sobre esse tema e muitos judiciários e sociólogos alegam que a pena de morte não daria certo neste pais porque somente os pobres seriam punidos como infelizmente já ocorre com as condenações judiciárias.

Em 1757, em Paris, depois da cruel tortura feita a Robert François Damiens que foi executado pela agressão contra Luis XV, um movimento abolicionista apareceu. Na França a abolição data de 18 de setembro de 1981 e a promulgação em 9 de outubro de 1981, sob a presidência de François Mitterrand. Finalmente a última execução capital na França foi de Hamida Djandoubi, em 10 de setembro de 1977. Jacques Chirac, adversário notório da pena de morte, convocou no início de janeiro de 2007 pela adoção de um texto em primeira instância para a Assembléia nacional. Os senadores e os deputados se reuniram no congresso em 19 de fevereiro de 2007 e confirmaram por 828 votos contra 26 a adoção desse texto. O artigo 66-1 foi assim acrescentado a constituição: “Não se pode condenar a pena de morte.”.

Métodos de execução

Os métodos de execução são decididos pela justiça. São diversos e variam em função da época e dos paises.

Eles são geralmente aplicados à um condenado a morte por um carrasco (oficial responsável por executar as decisões da justiça, quando elas consistem em penas corporais e notadamente a pena de morte).

Os métodos antigos são considerados como particularmente cruéis como, por exemplo, o esmagamento por um elefante. Atualmente os métodos são considerados mais humanos, como por exemplo, a cadeira elétrica.

Curiosidade, A Guilhotina

A guilhotina é uma máquina que era utilizada para aplicação da pena capital por decapitação, notadamente na França e em algumas regiões da Suíssa, Bélgica e Alemanha.

O método de decapitação mecânica foi iniciado pelo médico Joseph Ignace Guillotin, que considerava esse método mais humano que o enforcamento e a decapitação com um machado.

Curiosidade da curiosidade: a guilhotina foi inventada pouco antes do início da Revolução Francesa. Ironicamente, mesmo seu invento, o Doutor Ghillotin, perdeu a cabeça sobre a lâmina da sue máquina durante o Terror, uma etapa muito sanguinária da Revolução.

Minha opinião

A pena de morte é um tema muito controverso. Os partidários da pena de morte o são por diferentes razões, eles pensam que é o melhor para lutar contra a criminalidade. Eu, pessoalmente, creio que a pena de morte é um crime e que os seres humanos são muito preconceituosos para fazer um julgamento justo. Sou a favor da vida.