Parques de São Paulo

PARQUE DO IBIRAPUERA

Ibirapuera em tupi-guarani (Ypy-ra-ouêra) significa pau podre ou árvore apodrecida. Tradução que não faz jus a importância desse lugar para a cidade de São Paulo. É provavelmente a maior área de lazer da cidade de São Paulo, com 1,6 milhão de metros quadrados. Ele chega a receber cerca de 200 mil pessoas nos fins de semana, e é um dos meu lugares favoritos na cidade. O parque é o refúgio de um grande número de paulistanos que buscam tranqüilidade e áreas verdes.

Como quase tudo em São Paulo, ele foi inaugurado atrasado. Era para ficar pronto no dia 25 de janeiro de 1954, no aniversário de 400 anos de fundação da cidade de São Paulo, mas o Parque só foi inaugurado no dia 21 de agosto do mesmo ano.

O que fazer no parque Há diversas áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playgrounds. Suas ruas pavimentadas cruzam toda a extensão do parque, que tem também quatro lagos, campo de adestramento de cães, lanchonetes e áreas de recreação infantis. Perto dos playgrounds, existe uma alameda de árvores repleta de ganchos para você pendurar sua rede. Entre suas principais atrações estão: O Pavilhão Japonês, que é um espaço destinado a difusão da cultura do Japão e sua comunidade residente no Brasil. Abriga obras de arte, carpas coloridas e um imenso jardim japonês. O Planetário Aristóteles Orsini, que voltou a funcionar no final de 2006 depois de sete anos fechado. Ele voltou com equipamentos modernos, de última geração. O novo equipamento é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto do sistema solar, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, que está sediado em uma área privilegiada do Parque. O edifício tem duas galerias de exposição, reserva técnica (onde fica acondicionado o acervo do museu), auditório, ateliê, loja e restaurante. O MAM é o maior museu de arte contemporânea da América Latina, com um núcleo do acervo exposto permanente ao lado de mostras nacionais e internacionais. O Museu Afro Brasil, que foi inaugurado em outubro de 2004 e tem como objetivo recuperar, preservar, valorizar e divulgar o universo histórico-cultural do negro brasileiro. O espaço reúne acervo de cunho artístico, cultural e etnográfico voltado à expressão das relações Brasil/África. O Auditório Ibirapuera, que demorou 51 anos para sair do papel. Também foi projetado por Oscar Niemeyer, como a maioria dos edifícios do parque. O teatro tem capacidade interna para 800 pessoas, e faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa de telefonia móvel Tim.

JARDIM BOTÂNICO

O Jardim Botânico de São Paulo oferece à população 360.000 m² de áreas verdes, servindo como um grande observatório para se aprender mais sobre botânica e ecologia. As coleções de plantas nativas e exóticas encontram-se num jardim paisagisticamente planejado, de grande beleza, constituindo um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Este pequeno paraíso está localizado no Parque Estadual das Fontes Ipiranga, Água Funda, uma reserva com remanescente de Mata Atlântica, que guarda as nascentes do Riacho Ipiranga, um dos cenários da Independência do Brasil. Esta reserva protege animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, tucanos, maritacas, garças, dentre outros, que habitam a área. O Jardim Botânico possui vários recantos, que convidam as pessoas ao relaxamento e à admiração das plantas que exibem variadas formas de flores, frutos, caules e folhagens. Os visitantes também podem conhecer o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, localizado junto ao Jardim de Lineu, que possui vitrais que retratam a evolução das plantas e placas terra-cota, de alto relevo, retratando plantas da flora brasileira. Este museu apresenta de forma didática os vários ecossistemas ocorrentes no estado de São Paulo, além de produtos e subprodutos retirados dos vegetais. Outras atrações que você poderá encontrar são os bosques de pau-brasil, de imbúias, de palmiteiros, o lindo portão histórico, datado de 1894, que pertencia a antiga Companhia de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo, o túnel de bambus, o castelinho das crianças e as trilhas no meio da vegetação.