INTÉRAGIR AVEC UN ÉTRANGER: UNE AIDE POUR L’INTER ÉCHANGE


Nous nous sommes posées plusieurs questions par rapport à ce sujet car il y avait plusieurs façon de le traiter. En effet lorsqu’on parle d’interagir avec un étranger cela peut vouloir dire en utilisant un moyen de communication ou alors par le biais d’un voyage à l’étranger. Ainsi nous nous sommes interrogées sur l’importance d’intéragir avec un étranger par le biais d’internet pour l’apprentissage d’une nouvelle langue; ce qui nous a conduit à nous interroger sur l’inter échange puisque c’est généralement la suite logique de l’apprentissage d’une langue.

Nas últimas décadas, com a globalização, é grande a procura por oportunidades de estudos no exterior, ou intercâmbio, como se convencionou chamar a esta atividade. Intercâmbio significa troca, permuta é uma experiência que agrega valor ao crescimento profissional e pessoal, pois quando uma pessoa parte para um intercâmbio deve estar disposta a se transformar, a desafiar sua visão de mundo. Independente de ser uma oportunidade de estudos ou de trabalho no exterior, o fato é que algumas coisas lhe farão crescer, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente e, até emocionalmente.

Le progrès technologique a contribué de manière significative à l'expansion de cette pratique, car il permet aux gens d'interagir avec des étrangers par le biais d'Internet avec les réseaux de relations, comme MSN, Skype, Orkut ou Facebook.

:fr-po:quarta:msn.jpg :fr-po:quarta:skype_interface1.gif :fr-po:quarta:facebook-fr.jpg

Ainsi, les échanges linguistiques constituent un complément idéal à d'autres méthodes d'apprentissage d'une langue étrangère, telles que les cours en salle de classe, une immersion culturelle ou un apprentissage autodidacte supporté par des livres, cassettes et/ou CD-Rom. Il y a plusieurs sites Web visant spécifiquement l’inter échange : Livemocha ou Lingalog par exemple.

:fr-po:quarta:livemocha.png

:fr-po:quarta:lingalog.png

En effet l’interaction par le biais d’internet et donc par ces différents sites semble être important pour préparer un échange linguistique. Tout d’abord il permet d’apprendre l’orthographe, la grammaire, les expressions de la langue étrangère, ce qui nous amène à un contact direct de la langue. De plus, cela nous permet d’accéder à une autre culture sans voyager. En effet avec Lingalog, par exemple, nous pouvons poser des questions à nos interlocuteurs sur leur pays, leur alimentation, leurs habitudes ou la vie en général ce qui nous permet d’avoir moins peur de l’étranger. Enfin d’interagir avec un étranger de cette manière est très ludique, ce qui semble la meilleure façon d’apprendre une langue et de ne pas l’oublier. Ainsi, nous pouvons dire que l’interaction est importante pour se préparer à l’inter échange.

Os objetivos do intercâmbio são: ampliar horizontes e incorporar algumas vantagens que não ficam somente no aprendizado de uma nova cultura ou aperfeiçoamento de um idioma, mas também no desenvolvimento psicológico, na auto-confiança, amadurecimento, independência, capacidade de relacionar-se respeitando as diferenças, além de ser um enorme diferencial no currículo. Nos dias de hoje, as empresas passaram a valorizar os profissionais que não somente falam outros idiomas, como também apreciam o fato de seus funcionários conhecerem outras culturas, pois isso faz com que a pessoa tenha uma visão de mundo mais rica e ampla, além de mais flexível.

PAÍSES MAIS PROCURADOS PARA FAZER INTERCÂMBIO

O Canadá se mantém na primeira posição do ranking de destinos mais procurados pelos estudantes. Por ser uma nação bilíngüe, o país oferece cursos em seus dois idiomas oficiais – o inglês e o francês. As cidades canadenses que mais recebem estudantes em busca do aperfeiçoamento dessas línguas são Toronto, Vancouver (inglês) e Montreal (francês); isso porque o país oferece cursos bastante acessíveis, de qualidade, e possui baixo custo de vida. Mas o fator principal é que o dólar canadense é 30 % mais barato que o americano.

Clima tropical, praias bonitas, surfe, população hospitaleira e um câmbio melhor do que o dólar americano são as principais motivações dos estudantes que escolhem a Austrália como destino de estudo. O país é hoje o segundo preferido dos estudantes que vão ao exterior para estudar inglês.

A Inglaterra é o terceiro país mais procurado pelos estudantes que querem estudar no exterior principalmente em busca de cursos de inglês.

Os Estados Unidos são atualmente o quarto destino preferido por aqueles que vão ao exterior cursar inglês. O país deixou de ser o principal destino de grande parte dos estudantes depois do atentado terrorista às Torres Gêmeas de Nova York, em 11 de setembro de 2001, quando os EUA passaram a impor várias restrições, dificultando a obtenção de visto.

A Espanha é o segundo destino mais procurado pelos estudantes interessados em fazer intercâmbio na Europa. O principal atrativo são os cursos de língua espanhola e os de pós-graduação.

A França, além de ser um dos principais centros acadêmicos do mundo, é o principal destino daqueles que desejam estudar a língua francesa.

CONSEILS POUR FAIRE UN ÉCHANGE LINGUISTIQUE

Ceci étant valable dans tous les pays étranger.

* Como escolher a acomodação?

Depende do programa e do perfil do estudante. A melhor opção é ficar em casa de família, pois as refeições estão incluídas e há um grande contato com o idioma. Quem busca mais independência opta por residências estudantis ou aluga apartamentos ou flats.

:fr-po:quarta:sans-titre-4.png

* Como levar o dinheiro?

É recomendável que apenas uma parte esteja em espécie. Cartões de crédito são opções seguras, mas diferenças no câmbio podem trazer prejuízos aos viajantes. Travellers checks ainda são usados, mas existem cartões de débito que podem ser carregados em moedas estrangeiras e utilizados no exterior.

:fr-po:quarta:dinero.png

* Com quanto tempo de antecedência a viagem deve ser marcada?

Para países que não exigem visto, é preciso pelo menos um mês, desde que a documentação do estudante esteja em dia. Mas o ideal é planejar com antecedência, para obter o dinheiro necessário para as despesas como alimentação, estadia, lazer,etc.

:fr-po:quarta:hora.png

* Como evitar problemas na adaptação do intercambista?

É preciso ser receptivo e aceitar a nova cultura adaptando-se ao país e não o inverso.

:fr-po:quarta:adaptacao.png

Ainsi, pour conclure, nous pouvons dire qu’il existent beaucoup de moyen pour interagir avec un étranger et ainsi apprendre une nouvelle langue, mais qu’il est bon de commencer par l’interaction via internet pour ensuite être prêt à partir dans le pays étudié.

BIBLIOGRAPHIE

<http://educacao.uol.com.br/intercambio> Acesso em 20 de novembro de 2008 às 11h 37.

<http://www.metodista.br/ari/estude-no-exterior/intercambio> Acesso em 16 de novembro de 2008 às 23h 14.

<http://www.mylanguageexchange.com> Acesso em 16 de novembro de 2008 às 17h 30.