Périodes de l'Histoire de la Musique: La Musique au Brésil.

La musique du Brésil s'est formé, principalement, à partir de la fusion d'éléments européens et africains, apportés respectivement par les colonisateurs portugais et par les esclaves.

Ao longo do tempo e com o crescente intercâmbio cultural com outros países, elementos musicais típicos de outros países se tornariam importantes, como foi o caso da moda operística italiana e francesa e das danças como a zarzuela, o bolero e habanera de origem espanhola, e as valsas e polcas germânicas, muito populares entre os séculos XVIII e XIX, e o jazz norte-americano no século XX, que encontraram um fértil terreno no Brasil para enraizamento e transformação.

Dans le XVIII e et XIX e siècles dans les villes, qui étaient en développement et augmentation démographique, se détachaient deux rythmes musicaux qui ont marqué l'histoire de la musique brésilienne: le lundu et la modinha.

O lundu praticado no século XVIII, em gravura de Rugendas.

O lundu ou lundum é um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o lundu herdou a base rítmica, uma certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar dos dedos, e a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do bandolim.

Já a modinha, de origem portuguesa, trazia a melancolia e falava de amor numa batida calma e erudita. Nascida no Brasil no século XVII, a modinha teve seu primeiro momento de glória na década de 1770, quando foi apresentada na corte de Lisboa pelo poeta, compositor, cantor e violeiro Domingos Caldas Barbosa (1740-1800). O grande sucesso alcançado pelo gênero – denominado modinha para diferenciar-se da moda portuguesa – levou músicos eruditos portugueses a cultivá-lo, só que de forma requintada, adicionando-lhe características da música de ópera italiana.


Metade do século XIX: Choro ou Chorinho

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Dans la seconde moitié du siècle XIX, il apparaît le Choro ou Chorinho, à partir du mélange du lundu, de la modinha et de la danse de salon européenne. Leurs plus grands représentants ont été Joaquim Antônio Da Silva Calado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth et Pixinguinha.

Os instrumentos utilizados no Choro são: violão de 07 cordas, violão, bandolim, flauta , cavaquinho e pandeiro.

No início do século XX começam a surgir as bases do que seria o samba. Dos morros e dos cortiços do Rio de Janeiro, começam a se misturar os batuques e rodas de capoeira com os pagodes e as batidas em homenagem aos orixás. Les premiers sambas étaient très influencés par d'autres rythmes de l'époque comme le maxixe (un rythme très rapide) et la marcha (un rythme simple, binaire et vivace).


Início do século XX: Samba

Ernesto Joaquim Maria dos Santos (1890-1974), conhecido como Donga: em 1917 consagrou a gravação de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado na história.

O ano de 1917 é um marco, pois Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba que se tem notícia: Pelo Telefone. Dans cette même année, il apparaît le premier enregistrement de Pixinguinha, important chanteur et compositeur de la MPB du début du XIXe siècle.

A partir dos anos 30, o samba recebeu um grande impulso através de compositores como Ary Barroso, Lamartine Babo, Assis Valente, Braguinha, Joubert de Carvalho, André Filho e Synval Silva, e de intérpretes como Carmen Miranda, e ramificou-se em várias direções, dando origem a ritmos como o samba-canção, o samba-enredo e o pagode, e influenciando a Bossa Nova.

De toutes les ramifications de la samba, la plus durable a été la samba-chanson, influencé par les boleros et des ballades, avec un rythme plus calme et orchestré. Les chansons parlaient principalement d'amour. Noel Rosa a été un de leurs plus grands compositeurs, et Nora Ney, Cauby Peixoto et Angela Maria certains de leurs plus grands chanteurs.

O samba é tocado basicamente por instrumentos de percussão como: tamborim, pandeiro, chocalho, reco-reco, agogô e cuica e acompanhado por instrumentos de corda como: bandolim, violão e cavaquinho.


Anos 20 e 30: popularização do rádio brasileiro

Carmen Miranda, pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909-1955) foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950.

Com o crescimento e popularização do rádio nas décadas de 1920 e 1930, a música popular brasileira cresce ainda mais. Nesta época inicial do rádio brasileiro, destacam-se os seguintes cantores e compositores: Ary Barroso, Lamartine Babo (criador de O teu cabelo não nega), Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa. Surgem também os grandes intérpretes da música popular brasileira: Carmen Miranda, Mário Reis e Francisco Alves.


Anos 40: Baião

Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989): compositor popular brasileiro , conhecido como o “rei do baião”. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

Na década de 1940 destaca-se, no cenário musical brasileiro, Luis Gonzaga, o “rei do Baião”. Falando do cenário da seca nordestina, Luis Gonzaga faz sucesso com músicas como, por exemplo, Asa Branca e Assum Preto. O “Velho lua”, como era conhecido, foi quem tirou o forró dos guetos nordestinos e apresentou-o para o público das outras regiões do país.

Le forró est un mélange de rythmes africains et européens qui est apparu au Brésil au début du siècle. Il existe plusieurs rythmes qui composent le forró. Il y en a tellement et ils sont si différents, qu'ils ne laissent pas de doute sur d’où vient son extrême musicalité. C’est une musique qui a pour influence des rythmes aussi divers que le baião, le xote, le xaxado, le coco, le vanerão et les groupes junines, qui ne peuvent qu’entraîner une danse ne laissant personne immobile. Le baião, par exemple, était dansé en cercle et est né au nord-est du Brésil au XIXe siècle. Rapidement le xote apparait, à la fin du XIXe siècle, c’est un rythme d'origine européenne qui est apparu dans les salons aristocratiques de l'époque de la régence.


Anos 50: Bossa Nova

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova.

No fim dos anos 50, surge a Bossa Nova, um movimento basicamente urbano de estilo sofisticado e suave. De início era apenas uma forma (bossa) diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical de Debussy e Ravel, e desenvolveu um contorno intimista, leve e coloquial, baseado principalmente na voz solo e no piano ou violão para acompanhamento, ainda que com refinamentos de harmonia e ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto e Tom Jobim.

Avec une attitude différenciée et d’avant-garde il est apparu aussi dans cette décennie le Tropicalismo et la Jovem Guarda.


Tropicália

Le Tropicalismo qui s'est caractérisé en associant dans un mélange anthropophagic des éléments de la culture pop, comme le rock et de la culture d'élite, comme le concretisme, et outre en faisant usage d'un discours politiquement engagé et de protestation contre la dictature militaire qui s'est instaurée à l'époque, en produisant des persécutions et en obligeant certains de leurs intégrants à l'exil, comme a été le cas de Caetano Veloso et Gilberto Gil. Le mouvement a eu grand impact aussi sur le cinéma et les arts plastiques. Jorge Ben, Gal Costa, Maria Bethânia, Rogério Duprat, Nara Leão, Tom Zé et Os Mutantes en sont d’autres grands représentants musicaux.


Jovem Guarda

Roberto Carlos, Wanderléa et Erasmo Carlos

Já a Jovem Guarda era um movimento que se ligava basicamente ao rock americano e inglês dos anos anteriores, embora no Brasil tenha se suavizado e adotado uma temática romântica em uma abordagem muitas vezes ingênua. O movimento surgiu das apresentações em um programa de TV da Rede Record que tinha este nome, e seu maior representante foi, nesta época, Roberto Carlos, junto com Erasmo Carlos, Wanderléa, José Ricardo, Wanderley Cardoso e conjuntos como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, The Fevers.


Anos 70: Grandes Revelações

Elis Regina (1945-1982): era carinhosamente chamada a Pimentinha. Considerada por boa parcela de músicos e público como uma das maiores cantoras da MPB.

Dans cette même période, la TV Record a organisé le Festival de Musique Populaire Brésilienne, où ont été lancés Milton Nascimento, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Edu Lobo et Elis Regina, qui est devenu une des plus importantes chanteuses du Brésil.

La transition pour la décennie de 70 a été marquée par le surgiment de ce que l’on peut appeler la MPB (Musique Populaire Brésilienne), un terme qui désigne en vérité une ample gamme de styles musicaux dérivés de plusieurs matrices, depuis le rock jusqu'aux styles régionaux, en passant par la musique de protestation et la nationaliste.


Anos 80: Rock Nacional

Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996.

Nas décadas de 1980 e 1990 começam a fazer sucesso novos estilos musicais que recebiam fortes influências do exterior. São as décadas do rock, do punk e da new wave. O show Rock in Rio, do início dos anos 80, serviu para impulsionar o rock nacional.Com uma temática fortemente urbana e tratando de temas sociais, juvenis e amorosos, surgem várias bandas. É deste período o grupo Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, RPM, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira! e Barão Vermelho. Também fazem sucesso: Cazuza, Rita Lee, Lulu Santos, Marina Lima, Lobão, Cássia Eller, Zeca Pagodinho e Raul Seixas.

Apparaissent aussi à cette époque le funk carioca et l'axé. Le Funk carioca est un type de musique électronique qui a pour origine les favelas de Rio de Janeiro. Dans la ville de Rio, le funk Carioca est appelé simplement “funk” (carioca signifie “de Rio”) bien qu'étant un style différent du véritable funk américain.

Já o axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador,que mistura Frevo pernambucano, forró, Maracatu, Reggae e Calipso, que é derivado do Reggae. A palavra “axé” é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva.


Anos 90: Sertanejo

Zezé Di Camargo & Luciano é uma dupla sertaneja brasileira formada por irmãos naturais de Pirenópolis, Goiás. Em 1991, lançaram o primeiro LP, com o sucesso É o amor, composta por Zezé Di Camargo.

Les années 90 marquent la croissance et le succès de la musique sertaneja ou country. Dans ce contexte, avec un fort caractère romantique, prennent part au décor musical brésilien : Chitãozinho et Xororó, Zezé di Camargo et Luciano, Leandro et Leonardo et João Paulo et Daniel.


À cette époque, dans le style rap se détachent: Gabriel, O Pensador, O Rappa, Planet Hemp, Raqcionais MCs et Pavilhão 9.

Le XXI siècle commence avec le succès de groupes de rock qui ont des thématiques tournés vers le public adolescent. Ce sont des exemples: Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas e CPM 22.

Charlie Brown JR et CPM 22


L'histoire de la musique française

A história francesa é muito antiga. Para confirmar isso, vamos começar sua abordagem pelo início do primeiro milênio até o fim da antiguidade.

Pour s’y retrouver, il est utile de distinguer la musique “savante” de la musique populaire, folklorique.

Cette musique(savante) trouve son origine dans les chants liturgiques, chrétiens. A la base, ils sont extrémement élémentaires dans le sens ou ne sont autorisés que des amen ! Toute l’histoire de cette musique se caractérise par un relachement progressif des règles imposées par l’Eglise. Ainsi apparaissent les chants grégoriens qui se permettent eux de chanter tout du long, mais d’une seule voix.

Somente no final da idade média é que surge a polifonia, que permite, por sua vez, o aparecimento da música clássica que nós conhecemos.

La musique folklorique quant à elle à été présente tout du long. Seulement sa transmission était orale. Puis aussi, du fait de sa transmission orale, une musique possédait presque autant de versions que d’interprétes.

C’est au XVIIIeme siècle qu’une certaine curiosité s’est tournée vers ces créations en s’appliquant à en concerver un certain nombre. Véhiculée principalement par les troubadours, elle est relativement indépendante.

A música clássica, durante o renascimento, tornou-se cada vez mais independente. La venue des appareils audios a donné un caractère national aux musiques régionales par sa diffusion. Est apparu la musique « française » populaire. Aprés la deuxième guerre mondiale, apparaissent Trenet, Brassens, Brel, Leo Ferret, Aznavour.

La musique anglo-saxonne apparait sur les ondes Françaises, les beattles par exemples ont été un vrai phénomène en France. La musique brésilienne, quant à elle, a exercé une réelle source d’inspiration pour la variété française, pour preuve ce lien :

http://fr.wikipedia.org/wiki/Liste_des_chansons_françaises_inspirées_par_la_musique_brésilienne

Les années 70 et 80 ont été particulièrement marquées par des auteurs tels que Gainsbourg, Halliday, qui sont à l’image d’une large ouverture de la musique française aux influences étrangères.

Como exemplo de esse época, podemos citar: Julien Clerc, France Gall, Daniel Balavoine e muitos outros. .

Le rock, dans les années 80 est dérivé en hard rock, pop, et autres styles que l’on connait .Et même la disco avec les villages peoples, ou « born to be alive ».

No final dos anos 80, surge o rap . O surgimento desse estilo musical coincide com o começo da crise na França. NTM e IAM são dois grupos míticos. Esse estilo musical é muito pessimista. Nos anos 90 muitos gêneros musicais como o « Aren’t Be » derivaram do rap.

Indochine, Vanessa Paradis, Cabrel, Goldman marcaram essa época.

A música eletrônica francesa é, praticamente, a única que é « exportada ». Atualmente a França produz muitos tipos de música que fazem sucesso internacionalmente. O novo cenário da música francesa apresenta estilos musicais mais originais como os das cantoras Cocoon e Camille, por exemplo.

Pour ceux qui habitent ou qui vont venir en france et qui veulent découvrir cette nouvelle scène, il y a un grand festival qui lui est dédié ; le printemps de Bourges.