Les loisirs des Jeunes à São Paulo et à Lyon

Lyon est une ville située dans le Sud Est de la France, dans la région Rhône Alpes. Elle est traversée par deux fleuves : le Rhône et la Saône. Lyon est la troisième ville de France avec 474 946 habitants. Pendant le weekend, de nombreuses activités s’offrent à nous. En effet, nous pouvons tout d’abord parler des musées municipaux qui sont au nombre de six : le musée d'Art Contemporain, le musée des Beaux-arts, le musée Gadagne, le musée de l’Imprimerie, le musée de l’Automobile Henri Malartre, et le Centre d'Histoire de la Résistance et de la Déportation. Pour continuer dans le domaine de la culture il y a aussi 18 salles de cinémas réparties dans toute la ville. Il y a aussi de nombreux loisirs gratuits comme se promener sur les quais du Rhône (aménagés sur une dizaine de kilomètres avec des coins de pelouse, des terrains de sport, une piste cyclable…) ou aller au parc de la tête d’or qui avec ses 117 hectares est le plus grand parc de France à se trouver au cœur d'une ville ; il comprend un zoo, un jardin botanique, un lac, une roseraie et de nombreuses possibilités d’activités et de promenade. Monter à Fourvière est aussi une activité divertissante car cela permet d’avoir une vue imprenable sur toute la ville. Pour les soirées nous pouvons parler des restaurants qui sont au nombre de 1600, Lyon est une ville renommé pour sa gastronomie notamment avec ce qu’on appelle les « bouchons lyonnais » qui proposent des plats typiquement lyonnais comme les quenelles ou le saucisson chaud par exemple. Enfin, pour continuer les soirées, il y a les péniches, ce sont des bar-boites accostées aux quais qui attirent beaucoup les étudiants et qui sont aussi typiques de Lyon.

Lyon é uma cidade situada no sudeste de França, na região Rhône Alpes. Dois rios a cruzam: o Rhône e a Saône. Lyon é a terceira cidade de França com 474 946 habitantes. Durante o fim de semana, numerosas atividades são possíveis. Em primeiro lugar, podemos falar de os seis museus municipais: o museu de Art Contemporâneo, o museu das belas-artes, o museu de Gadagne, o museu do escritório de Impressão, o museu do Henri Malartre Automóvel, e o centro de História da Resistência e a Deportação. Para continuar no campo da cultura, há também 18 cinemas distribuídos em toda a cidade. Em segundo lugar, podemos falar de os lazeres gratuitos como passear nos cais do Rhône (aranjados em aproximadamente dez quilômetros com lugares de gramado, jogando campos, um rasto de ciclo…) ou tambem ir no Parque “Tête d’or” (da “cabeça dourada”) que é o maior parque da França situado no coração de uma cidade (117 hectares). Neste parque, hà um jardim zoológico, um jardim botânico, um lago, um jardim de rosa e numerosas possibilidades de atividades e passeios. Subir à Fourvière é tambem uma atividade interessante, pois podemos ter uma vista de toda cidade. À noite, podemos falar dos restaurantes (1600 em Lyon), Lyon é uma cidade célebre por sua gastronomia com o que chamamos de “Bouchons de Lyon” (rolhas) que oferecem pratos típicos de Lyon como almôndegas ou linguiça morna. Finalmente, para continuar falando sobre a noite, há barcaças, são bares-discotecas amarrados no cais do Rhône e que atraem muito os estudantes e que também são típicos de Lyon.

São Paulo, Sampa, a já chamada “terra da garoa”, poderia também ser apelidada como “a cidade que nunca dorme”, mas este apelido já pertence à outra. A cidade mais populosa do Brasil, com 11.253.503 habitantes, situada no sudeste do país, oferece muitas opções de diversão. No verão quente e chuvoso, os paulistanos se refrescam do calor de 30 graus no fim do expediente bebendo uma gelada (cerveja) e lotando os bares da cidade; No inverno, a temperatura média de 16 graus não afasta as pessoas da noitada. A noite de São Paulo é muito agitada, os bairros famosos por suas atrações noturnas são a Vila Madalena, na zona oeste da cidade; o centro, onde há a famosa rua Augusta, conhecida por ser um dos pontos de meretrício na cidade, é o endereço certo para os jovens alternativos, que frequentam suas boates, bares e casas de espetáculos ; e a Vila Olímpia, bairro da zona sul onde estão as casas noturnas mais caras. Na verdade, estes são só alguns, em todo bairro de São Paulo há opção. A célebra avenida Paulista, o centro financeiro da capital sulamericana de feiras de negócios, não é apenas uma avenida; O ponto turístico símboliza São Paulo, nela estão as sedes de grandes empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, e circulam milhares de pessoas do mundo todo todos os dias. Nessa selva de concreto também há espaços verdes, São Paulo possui 40 parques, como o Parque Estadual Turístico da Cantareira, o Parque Ibirapuera, o Parque Ecológico do Tietê, o Parque Villa-Lobos, entre outros. São Paulo se destaca por sua cultura, é o palco de grandes eventos, como a Parada do Orgulho GLBT, a Corrida de São Silvestre, a Såao Paulo Fashion Week, GP Brasil de Fórmula 1 e o Carnaval no Sambódromo, onde desfilam as escolas de samba. Entre os museus mais famosos da cidade estão Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Ipiranga, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros, são 110 museus no total. Há também 40 centros culturais, 260 salas de cinema e 160 teatros ! A diversidade de povos e culturas de São Paulo se reflete na gastronomia, são mais de 12 mil restaurantes, as comidas favoritas do paulistano são a pizza, o pastel de feira e ultimamente, a comida japonesa. Não é a beleza dessa cidade cinza que atrai, mas sim, o movimento, a agitação, as oportunidades e alternativas oferecidas por São Paulo que surpreendem e encantam.