LE CINÉMA, Uma breve história do cinema francês e brasileiro

Até o início do século XVIII, as únicas formas encontradas pelo homem para conservar uma imagem era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor. Essa realidade mudou quando, na França, em 1826, o inventor Nicephóre Niepce conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-la, demorou 14 horas para alcançar o feito. A imagem foi registrada com o auxílio de uma câmera escura numa placa de vidro. O filme fotográfico só foi inventado em 1879, por Ferrier e aperfeiçoado pelo americano George Eastman. Algum tempo depois os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, que era uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento.  Com o cinematógrafo em mãos, os irmãos Lumière começaram a produzir seus filmes, cuja apresentação pública foi realizada pela primeira vez em 1895, na França. Para o público que assistiu ao filme aquilo era algo maravilhoso e surpreendente, pois até aquele momento a fotografia ainda era novidade. Foi pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão “cinema mudo”, os atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela. Um dos grandes destaques do cinema mudo foi Charles Chaplin. O cinema com som surgiu em 1926, com o filme “The Jazz Singer”, da Warner Brothers, recurso criado com o auxílio de um sistema de som Vitaphone, porém o som do filme não era totalmente sincronizado. Somente em 1928 a Warner Brothers obteve sucesso com a sincronização entre o som e a cena, no filme “The Lights of New York“. A partir desse momento o cinema passou por um processo de evolução até chegar aos dias atuais, com todo seu glamour e encantamento aliado à sofisticação e modernidade. Cinema (do grego: κίνημα - kinema “movimento”) significa a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, atualmente é a fonte mais popular de entretenimento. A seguir abordaremos a origem do cinema francês e brasileiro, e apresentaremos dois importantes festivais de cinema que ocorrem em Lion e São Paulo.

1. Brève histoire du cinéma français

La naissance du cinéma est liée à la première projection publique donnée par les frères Lumière au Salon indien du Grand café de Paris le 28 décembre 1895. La première représentation du leur film “La Sortie de l'usine Lumière à Lyon” a eu lieu le 22 mars 1895 dans les locaux de la Société d'encouragement pour l'industrie nationale à Paris.

Ils ont tourné des autres films pour l'occasion (“Le Repas de bébé”, “Les Forgerons”, “Le Débarquement du congrès de photographie à Lyon”, “La Pêche aux poissons rouges”, etc).

Suite a leur succès, les frères Lumière déposent le brevet de leur cinématographe le 13 février 1895.Les films produits jusqu'en 1927 sont dépourvus de piste sonore, mais la synchronisation du Cinématographe et du Phonographe est audible et visible dès l'Exposition universelle de 1900.

2. Breve história do cinema brasileiro

Le cinéma brésilien: Les premiers films brésiliens sont créés dès 1897, Le film “Vista da baia da Guanabara” (“Vue de la baie de Guanabara”) est tourné en 1898 et le premier à obtenir un fort succès est “Os Estranguladores”, de Francisco Marzullo en 1906, avec plus de 800 séances à Rio. À partir de 1909 apparaissent les films “chantés” comme “Paz e Amor”, en 1910 ou encore “O Guarany” en 1911. La comédie “Acabaram-se otários” (1929) de Luiz de Barros est le premier film parlant brésilien. selo-cem-anos-do-cinema-brasileiro.jpg

cinema3.jpg

Le Cinema Novo

Durant les années 1950 le Cinema Novo est découvert par une partie significative de la jeunesse brésilienne. Il s'agit d'un mélange de néo-réalisme italien et de Nouvelle Vague française. Glauber Rocha est celui qui incarne le mieux ce nouveau mouvement. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” et “Terra em transe” sont deux de ses plus grands films. cinema2.jpg

O cinema brasileiro se afirma

O Brasil tem marcado presença nos principais eventos com representatividade no setor cinematográfico mundial. Entre eles, os festivais de Montreal (Canadá), Havana (Cuba), San Sebastián (Espanha), Cannes (França), Guadalajara (México) e Veneza (Itália). O que mais chama a atenção dos estrangeiros é a temática realista de alguns filmes brasileiros sobre problemas de nosso cotidiano, a pobreza, as favelas, a seca e a fome são temas comuns.

Os maiores sucessos do cinema brasileiro

1953 - “Sinhá Moça”, dirigido por Tom Payne, foi o primeiro filme brasileiro a ser premiado no Festival de Veneza. O Prêmio Especial do Júri abriu portas para cinema nacional no fechado circuito europeu.

1953 - “O Cangaceiro”, escrito e dirigido por Lima Barreto, ganhou o prêmio de Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes. O filme inaugurou o gênero cangaço no cinema brasileiro.

1963 - “O Pagador de Promessas”, dirigido por Anselmo Duarte, foi o único filme brasileiro, até então, a ganhar o principal prêmio de Cannes, o Palma de Ouro. Além disso, foi o primeiro a disputar a estatueta de melhor filme estrangeiro no Oscar.

1998/1999 - “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles, ganhou Urso de Ouro (Melhor Filme), o Urso de Prata (Melhor Atriz: Fernanda Montenegro) e o Prêmio de Melhor Filme (Júri Ecumênico) no Festival de Berlim. O filme também concorreu na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar.

2002/2003 - “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles, coleciona prêmios de diversos festivais: Cannes (França), Bafta (Inglaterra), Havana (Cuba), entre outros.

2008 - “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha, ganha Urso de Ouro em Festival de Berlim, rompendo um jejum de dez anos da mais importante premiação de um filme brasileiro no festival.

Réalisateurs et acteurs

Fernando Meirelles, Walter Salles, Andrucha Waddington, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Fernanda Torres. cinema5.jpg

3. Le Festival Lumière "Grand Lyon Film festival"

586-1-festival-lumi-re-2009-lyon-jpg.jpg

Créé en octobre 2009, le festival LUMIÈRE, entièrement dédié à l'histoire du cinéma et destiné au grand public, se déroule sur l'ensemble du territoire du Grand Lyon, en présence de nombreux artistes et personnalités. Le festival rend hommage à l'histoire du cinéma, en proposant de revisiter les oeuvres du passé (copies restaurées, copies neuves, rétrospectives, etc). Une fois par an, la ville natale du Cinématographe Lumière invite le monde du cinéma pour y célébrer sa vitalité et sa mémoire.

Le Prix Lumière

Créé par l’Institut Lumière dans les années 1990, le Prix Lumière est au coeur du festival. Cette récompense est remis à une personnalité du cinéma pour l'ensemble de son oeuvre.

Le premier lauréat dans le cadre du festival a été l'acteur et réalisateur étasunien Clint Eastwood.

2385.jpg

Dans la deuxième édition du festival en 2010, le Prix Lumière a été décerné au cinéaste étasunien d'origine tchécoslovaque Milos Forman.

2396.jpg

En 2011 pendant la troisieme édition du festival, l'acteur français Gérard Depardieu a reçu la distinction.

4. A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi fundada em 1977 por Leon Cakoff, nascido na Síria, veio para o Brasil com sua família quando tinha 8 anos e começou a atuar como crítico de cinema aos 19. Cansado de apenas escrever críticas e exigir mudanças em colunas da imprensa, Cakoff resolveu provocar, ele próprio, essas transformações. Saiu pelo mundo atrás de filmes que ninguém queria importar e montou o evento. “A Mostra é o meu filho, a minha cara, o que eu penso como crítico de cinema”, costumava dizer Cakoff. O crítico foi o responsável por revelar ao público brasileiro grandes cineastas internacionais e teve um papel fundamental como produtor cultural. Leon Cakoff morreu em outubro do ano passado e foi homenageado na 35ª Mostra. Jornal da Tarde, 21/10/1977:

Le festival est un événement à but non-lucratif, sponsorisé par l’ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA. L’état et la municipalité de São Paulo ont choisi le mois d’octobre comme mois officiel du festival. Le festival de São Paulo comporte trois sections principales : Perspectives internationales, Projections spéciales et La Compétition pour nouveaux réalisateurs. mostra_de_cinema.jpg

Les courts et longs métrages en sélection sont présentés à un public et un jury qui élit le meilleur de chacune des deux catégories, en lui décernant un prix. Lors de chaque édition, le festival présente plus de 400 films, dont des longs-métrages, documentaires, moyens et courts-métrages. Avec un public de plus de 250 000 spectateurs chaque année, c’est l’un des festivals les plus importants d’Amérique du Sud. cartaz-mostra-35.jpg

5. Conclusion