Karajá

Introdução

Eu escolhi esse tema porque sou apaixonada pela maneira de viver dos índios mesmo si a sociedade atual os descriminam. E por esta razão eu quero trabalhar sobre este sujeito e demostrar como hoje vivem o grupo indígena no Brazil. Vou estudar os indígenas chamados Karajás este grupo habita na região das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

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I – Quem são eles ? Como vivem ?

Os índos da etnia Karajá pertencem ao tronco lingüístico Macro-Jê, se autodenominam Yny, habitam a bacia do rio Araguaia há város séculos e se dividem atualmente em três subgruposos: os Javaé, os Xambioá e os Karajá propriamente ditosos.

                                        A população 
                                        

“Na aldeia Macaúba onde os missionários atuam a população é de 384 índios. No Brasil a população dessa tribo é de 1.804 distribuídos nos Estados MT/TO/PA.” 1)

                                        A lingua deles

“A familia Karaja, pertencente ao tronco linguistico Macro-Jê, se divide em três linguas : Karaja, Javaé e Xambioa.

Cada uma delas tem formas diferenciadas de falar de acordo com o sexo do falante. Apesar destas diferenças, todos se entendem.”2)

                                     Uma vida para um Karaja

“O nascimento de uma criança entre os Karaja é marcado socialmente pela regra de tecnonimia, isto é, quando os pais deixam de ser chamados pelos nomes propios e passam a ser conhecidos como o pai ou a mae de fulanoca.

O homem é tido como o responsavel pela fecundaçao, sendo necessario copular varias vezes para, de forma gradual, formar a criança no ventre da mae, considerada apenas como receptora.

Apos o nascimento, o recém-nascido é lavado com agua morna e pintado de urucum.

Na infância, a criança fica a maior parte do tempo com a mae e avos.” 3)

                                          Homens e mulheres 

“Os Karajá estabelecem uma grande divisão social entre os gêneros, definindo socialmente os papéis dos homens e mulheres, previstos nos mitos.

Aos homens cabem a defesa do território, a abertura das roças, as pescarias familiares ou coletivas, as construções das casas de moradia, as discussões políticas formalizadas na Casa de Aruanã ou praça dos homens, a negociação com a sociedade nacional e a condução das principais atividades rituais, já que eles equivalem simbolicamente à importante categoria dos mortos.

As mulheres são responsáveis pela educação dos filhos até a idade da iniciação para os meninos e de modo permanente para as meninas, pelos afazeres domésticos, como cozinhar, colher produtos da roça, pelo cuidado com o casamento dos filhos, normalmente gerenciado pela avós, pela confecção das bonecas de cerâmica, que se tornaram uma importante renda familiar fomentada pelo contato, além da pintura e ornamentação das crianças, das moças e dos homens para os rituais do grupo.

No plano ritual, elas são as responsáveis pelo preparo dos alimentos das principais festas e pela memória afetiva da aldeia, que é expressa por meio de choros rituais, especialmente quando alguém fica doente ou morre.

Os Karajá preferem a monogamia e o divórcio é censurado pelo grupo. Se a infidelidade do homem casado se torna pública, os parentes masculinos da mulher abandonada castigam severamente o infrator perante toda a aldeia, numa grande ação dramática, que pode tomar proporções maiores com o acirramento de ânimos entre os grupos domésticos envolvidos, resultando inclusive em queima da casa da família do marido. As mulheres de vida sexual pública, uma vez casadas e com suas unidades domésticas próprias, deixam de receber comentários reprovadores da comunidade, já que a constituição da família é um referencial cultural importante para os Karajá.” 4)

II- Qual são suas tradicionais e alfândegas ? E que fazem de suas manos ? (arte...)

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“Esta tatuagem facial faz parte do segundo ritual de iniciação dos Karajá (MT/ TO), que se dá quando a menina está por volta dos 11 anos.”5)

                                         Cosmologia, mitos e ritos

“O mito de origem dos Karajá conta que eles moravam numa aldeia, no fundo do rio, onde viviam e formavam a comunidade dos Berahatxi Mahadu, ou povo do fundo das águas. Satisfeitos e gordos, habitavam um espaço restrito e frio. Interessado em conhecer a superfície, um jovem Karajá encontrou uma passagem, inysedena, lugar da mãe da gente (Toral, 1992), na Ilha do Bananal. Fascinado pelas praias e riquezas do Araguaia e pela existência de muito espaço para correr e morar, o jovem reuniu outros Karajá e subiram até a superfície. Tempos depois, encontraram a morte e as doenças. Tentaram voltar, mas a passagem estava fechada, e guardada por uma grande cobra, por ordem de Koboi, chefe do povo do fundo das águas. Resolveram então se espalhar pelo Araguaia, rio acima e rio abaixo. Com Kynyxiwe, o herói mitológico que viveu entre eles, conheceram os peixes e muitas coisas boas do Araguaia. Depois de muitas peripécias, o herói casou-se com uma moça Karajá e foi morar na aldeia do céu, cujo povo, os Biu Mahadu, ensinou os Karajá a fazer roças.

Existe uma correspondência simbólica entre a distribuição vertical dos referidos povos míticos e as atuais aldeias Karajá ao longo do vale do rio Araguaia. Os Xambioá são os Iraru Mahadu, o Povo de Baixo, ao norte do Araguaia. Os Karajá da ponta sul da ilha e os de Aruanã são alguns dos representantes do Povo de Cima, ou Ibóó Mahadu, e os Javaé, segundo alguns autores, são o Povo do Meio ou Itua Mahadu (Petesch, 1986 e Rodrigues, 1993). Esta distribuição das aldeias ao longo do Araguaia tem correspondência com a distribuição das casas numa única aldeia, como Santa Isabel, por exemplo, cujas casas formam duas linhas retas paralelas. Se imaginarmos estas duas retas paralelas de casas cortadas por duas transversais, formam-se três segmentos: as casas de cima (rio acima), as casas do meio e as casas de baixo (rio abaixo).

No ritual de iniciação masculina, conhecido como Hetohoky ou Casa Grande, os homens também se dividem em homens de cima, homens de baixo e homens do meio e, na disposição espacial das casas rituais, igualmente tem-se a casa pequena (rio abaixo), a casa grande (rio acima) e casa de Aruanã, que fica sempre no meio destas. Portanto, a localização das aldeias Karajá possui uma razão de ser nesse ou naquele local com relação ao Araguaia, assim como a disposição das casas de moradia, dos cemitérios, das casas rituais, segundo um simbolismo próprio à cultura karajá.

Os mitos abordam temas muito variados como: a origem, o extermínio e o recomeço dos Karajá, a origem da agricultura, o veado e o fumo, a origem da chuva, a origem do sol e da lua, o mito de origem dos Aruanãs, as mulheres guerreiras, a origem do homem branco, entre muitos outros. Normalmente, estes mitos estão associados aos rituais e a temas sociais, como o papel dos gêneros, o casamento, o xamanismo e o poder político, as doenças e a morte, o parentesco, as plantações, as pescarias e o contato com os brancos. A estrutura ritual dos Karajá tem dois grandes cerimoniais como referências: o rito de iniciação masculina, o Hetohoky, e a Festa de Aruanã, que apresentam ciclos anuais, baseando-se na subida e descida do rio Araguaia. Entre outros pequenos ritos, podem ser citados a pescaria coletiva de timbó, a festa do mel, a festa do peixe, além de inúmeros outros inclusos nos grandes rituais dos Aruanãs e do Hetohoky.”6)

                         Que fazem de suas manos ? Arte e cultura material

“A cultura material karajá envolve técnicas de construção de casas, tecelagem de algodão, adornos plumários, artefatos de palha, madeira, minerais, concha, cabaça, córtex de árvores e cerâmica.

A pintura corporal é significativa para o grupo. Na puberdade, os jovens de ambos os sexos submetiam-se à aplicação do omarura, dois círculos tatuados nas faces onde a mistura da tinta do jenipapo com a fuligem do carvão era aplicada sobre a face sangrada pelo dente do peixe-cachorra.

Hoje, devido ao preconceito da população das cidades ribeirinhas, os jovens apenas desenham os dois círculos na época dos rituais. A pintura do corpo, realizada pelas mulheres, processa-se diferentemente nos homens, de acordo com as categorias de idade, sendo utilizado o sumo do jenipapo, a fuligem de carvão e o urucum. Alguns dos padrões mais comuns são as listas e faixas pretas nas pernas e nos braços. As mãos, os pés e as faces recebem pequeno número de padrões representativos da natureza, de modo especial, a fauna.

A arte cerâmica é exclusiva das mulheres, apresentando os mais variados tipos e motivos, desde utensílios domésticos, como potes e pratos, até bonecas com temas mitológicos, rituais, da vida cotidiana e da fauna.     Atividade única das mulheres, estas figuras de cerâmica tiveram no passado e ainda têm uma função lúdica para as crianças, mas também é instrumento de socialização da menina.

É muito comum encontrar as bonecas karajá em lojas de artesanato ou nos museus das cidades.

A plumária é muito elaborada, tendo uma relação direta com os rituais. Com a dificuldade de captura de araras, ave de grande interesse para os Karajá, esta arte tem sido reduzida na sua variedade, permanecendo apenas alguns enfeites, como o lori lori e o aheto, muito usados no ritual de iniciação dos meninos.” 7)

5215211576_355d006cea.jpg Karajá com um lori lori

cvirtual_sap165.jpg Exposição do arte Karajá

arte_karaja_2.jpg A cerâmica Karajá é arte

ritual_karaja.jpg “A primeira iniciação dos meninos Karajá (MT/TO) se dá por volta dos sete ou oito anos de idade. Consiste na perfuração do lábio inferior, que irá receber um adorno. A perfuração é feita com a clavícula de um macaco, e se dá na presença dos pais.”8)

III- Bonus

Entrevista sobre os Karajás com um brasileiro Como as pessoas vêem os Karajás hoje ? Eles são criticados ? Eles estão em perigo ?

Anais simon dice :

voce que pensa dos karajas ?

que é a opinao dos brasileiros em general sobre eles ?

André Veider Costa dice:

os karajás são uma das várias tribos indígenas do território brasileiro

o Brasil é um país muito grande, então é difícil você pensar o que os brasileiros em geral pensam deles… Eles habitam só uma determinada e pequena percela do território brasileiro

A maioria deles habita a região do rio araguaia, no estado de Goiás

mas, alguns moram na região do estado de tocantins também

Anais simon dice:

mas as pessoas nao reconhece eles ?

voce entende agora ?

André Veider Costa dice:

na maioria, os brasileiros os reconhessem como os verdadeiros nativos desses terras, antes da chegada dos europeus… E há campanhas de preservação de sua cultura, as áreas onde eles vivem são de posse deles, para que eles possam manter vivas sua cultura e modo de vida, mas mesmo antes (muitos foram mortos e tribos inteiras dizimadas com a chegada dos colonizadores), eles não viviam por todo o território brasileiro, eles viviam só nessas áreas

André Veider Costa dice: e o que você gostaria de saber? se eu puder ajudar, ficarei feliz em fazê-lo

Anais simon dice: obrigado

André Veider Costa dice: de nada

Anais simon dice: gostaria saber simplemente o que voce opina pesoalmente de os indio em brazil y em particular de os karajas ?

André Veider Costa dice: Existem muitas tribos de índios no Brasil e elas estão em vários pontos do território… Particularmente, não conheço muito de perto os Karajas, pois eles vivem muito longe de onde eu moro, mas, de um modo geral, nós, brasileiros, reconhecemos os índios como os verdadeiros nativos dessas terras e existem leis de preservação das áreas indígenas e de preservação de sua cultura

Anais simon dice: ok y voce conhece o tem um amigo de origen indigena ?

André Veider Costa dice: Sim, não de origem Karajá, mas de origem Tapeba… tenho 2 amigos de origem tapeba

Anais simon dice: que legal y reconhesem suas origems ? fazem ferias tradicionais com suas familias ?

André Veider Costa dice: Sim, reconhecem! Um deles mora com a família, os Tapebas moram na região metropolitana de Fortaleza, em um município chamado Caucaia, é bem próximo…

Anais simon dice:

que boa

André Veider Costa dice: de fato, é interessante o convívio…

Anais simon dice: eu querro encontrar y conhecer gente que tem tradicionais dos indios estou apaxioanda disso me atreve de verdad se disse isso ? ^^ ah veider tenho que sair para ir a clase entao falamos mais tarde ok ? beijos

                                                  Videos 

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Fontes

Outras Fontes