As favelas

dju 2010-2011

Introdução

Como falar das favelas sem saber presisamente a significação: “Comunidade de habitações modestas, construídas principalmente nas encostas dos morros das áreas urbanas e ger. desprovida de infraestrura de urbanização”

http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=favela

As favelas do Rio de Janeiro

A vida dentro das favelas

Nas favelas, exite muitos problemas como o da droga como está escrito neste documento: http://www.renascebrasil.com.br/f_drogas.htm

Mas existe outros problemas nas favelas como a violência, o tráfego de armas ou de droga por está escrito neste artigo do jornal brasileiro “o globo”: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/02/21/a_violencia_o_problema_das_favelas-425758651.asp

Sair das favelas

Existe soluções para sair da miséria das favelas como está descrito nestes documentos. Por exemplo, os jóvens cariocas podem encontrar uma solução no futbol.

http://www.arte.tv/fr/Les-videos-avant-2007/1232148.html

“Rio de Janeiro. Ses Favelas épinglées comme des médailles au coeur de la ville et une passion : le football. D'ici sortent les plus grands joueurs de la planète. Pour les centaines de milliers d'enfants des favelas, le football entretient le rêve d'une vie meilleur. Mais pour un Ronaldo ou un Zico, combien verront s'évanouir leur rêve de gloire et de fortune?”

Isto é um fragmento do film “Era uma vez”.

http://www.youtube.com/watch?v=-dMwOb-_5cs

Filmes, livres que tratam das favelas

A história

“A origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude de uma planta (chamada de favela) que encobria a região. Alguns dos soldados que foram para a guerra, ao regressarem ao Rio de Janeiro em 1897, deixaram de receber o soldo, instalando-se em construções provisórias erigidas sobre o Morro da Providência. O local passou então a ser designado popularmente Morro da Favela, em referência à “favela” original. O nome favela ficou conhecido e na década de 1920, as habitações improvisadas, sem infraestrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil

As favelas do Rio de Janeiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil

“As favelas no Brasil são consideradas como uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado, aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas.

De acordo com a agência das Nações Unidas, UN-HABITAT, 26,4% da população urbana brasileira vive em favelas.[2][3] Dados do Ministério das Cidades, apoiados nos números do Censo 2000 do IBGE, apontam que entre 1991 e 2000, enquanto a taxa de crescimento domiciliar foi de 2,8%, a de domicílios em favelas foi de 4,8% ao ano. Entre 1991 e 1996 houve um aumento de 16,6% (557 mil) do número de domicílios em favelas; entre 1991 e 2000 o aumento foi de 22,5% (717 mil).[carece de fontes?] Entretanto, um relatório da Organização das Nações Unidas, divulgado em 2010, relativo aos dez anos anteriores, apontou que o Brasil reduziu sua população favelizada em 16% nesse período, o que representa que cerca de 10,4 milhões de pessoas deixaram de morar em favelas.”

As favelas em geral

Dados cifrados e repartição mundial

Imagens

220px-jakarta_slumhome_2.jpg

Uma favela de Jakarta na Indonésia.

800px-soweto_township.jpg

Uma favela da cidade de Joanesburgo

Conclusão

Os documentos precedentes são algumas fotografias de várias favelas do mundo porque estes tipos de bairros existem em outros países da planeta. Com efeito, no mundo lusófono, todos os países têm bairros deste tipo mas os nomes não são os mesmos:

- em Portugal, a palavra utilizada é bairros de lata.

- em Angola, trata-se de muceque.

- em Moçambique, são os caniços.