A Influência da Televisão

A televisão no Brasil teve seu início na década de 50. Inicialmente com a transmissão preto e branco até passar por diversas transformações como a TV em cores, transmissão ao vivo e a mais recente: a TV digital (ou em alta definição) em dezembro de 2007.

No que diz respeito à televisão francesa, teve seu início na década de 40, passando por muitas transformações como ocorreu no Brasil. Na década de 80, deu-se início ao processo de privatização da TV francesa, mas mesmo assim, uma boa parcela das emissoras ainda pertence ao governo, o que garante melhor qualidade e cultura aos programas de televisão.

Quanto ao tema da influência da televisão, alguns pontos em comum podemos notar entre os dois países:

- A Influência que a televisão gera sobre a sociedade, sobre a vida de uma pessoa é grande. Exemplos dessa influência são: formas de se vestir, de falar, entre outras.

- As informações são transmitidas de acordo com o interesse das emissoras de televisão, inclusive os telejornais, com o intuito em influenciar a opinião das pessoas de acordo com o interesse que é conveniente às massas dominantes do poder monetário.

- Em decorrência disso, a televisão como veículo de informação tem perdido sua credibilidade. Com isso, para obter uma informação mais segura e precisa as pessoas devem sempre buscar outros meios de informação para que possa formar uma opinião mais concreta, ao invés de aceitar única e exclusivamente aquilo que é passado por intermédio da televisão.

- Mas mesmo diante dessa situação, a televisão continua sendo o meio de comunicação de maior acesso às massas. Hoje é possível assistir TV em qualquer local. Por outro lado, em muitas regiões, a população não possui fácil acesso a outros meios como internet, de modo que seja possível comparar e estudar a informação transmitida via televisão.

- No Brasil, algo que podemos notar, diz respeito aos programas que apelam pelo sexo, violência e etc. pela busca de grandes números de audiência (como as novelas que possuem alta audiência), e muitas vezes o nível de programa transmite uma influência que não é boa, e que atinge principalmente crianças, adolescentes e jovens.