Ambiente

Luciana (Fatec) & Perrine (Lyon 2)

Trabalhos de preservação do meio ambiente na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é uma das principais cidades do Brasil, por isso também tem muitos problemas sobre preservação do meio ambiente. O lixo é um dos maiores problemas. A cidade de São Paulo produz 15 toneladas de lixo por dia. A reciclagem é uma das formas encontradas pela população para solucionar esse problema. Cerca de 62% do lixo produzido em São Paulo poderia ser reciclado, mas somente 20% desse lixo produzido é reciclado.

São realizados alguns trabalhos, mas ainda não são suficientes, pois são projetos muito caros. Alguns projetos realizados em São Paulo:

• Coleta seletiva de lixo (Organizado pela prefeitura, um caminhão recolhe material reciclável: papel, garrafas PET, vidros e etc nos bairros da cidade de São Paulo uma vez por semana); • Também há em alguns lugares latas específicas para separação do lixo espalhadas em vários lugares;

• Existem Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em escolas, parques, bibliotecas e etc para quem preferir levar omaterial reciclável ; • As escolas públicas e particulares desenvolvem campanhas sobre preservação do meio ambiente durante todo o ano. Algumas vezes os alunos recebem mudas para plantar novas árvores e visitam lugares em preservação na cidade, criando conscientização nos alunos; • Há muitas ONGs realizando trabalhos importantes na cidade, por exemplo, existe um projeto onde ex- moradores de ruas utilizam material reciclável para fazer arte,são feitos lindos trabalhos para decoração que são vendidos .

http://www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta/video_destaques/2008/01/16_jan_08_06.php • Alguns lugares estão organizando a coleta de óleo de cozinha nas próprias casas para fazer sabão em pedra; Receita1 : - 5 litros de óleo de cozinha usado - 2 litros de água - 200 mililitros de amaciante - 1 quilo de soda cáustica em escama Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2 com aroma : - 4 litros de óleo comestível usado - 2 litros de água - ½ copo de sabão em pó - 1 kg de soda cáustica - 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

• Algumas campanhas incentivam a usar sacolas de pano e produzir menos lixo;

• Existem leis que protegem os animais;

No dia 17 de abril deste ano foi publicada no Diário Oficial a lei 12.916/08, sancionada pelo governador José Serra, que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos em todos os Centro de Controle de Zoonoses, Canis Municipais e Congêneres do estado de São Paulo.

Meios de preservação do meio ambiente na cidade de Lyon

Como a cidade de São Paulo, Lyon é uma das maiores cidades da França, e, portanto é vítima da poluição. Com efeito, Lyon é habitado por 470.000 habitantes, o que conduz a uma quantidade intensa de meios de transportes, uma quantidade significativa de resíduos domésticos e uma forte atividade industrial para atender as necessidades dessa maciça população. Para amenizar a poluição de combustíveis dos carros a cidade incentiva a utilizarem transportes públicos, o TLC (Transportes Misto Lyonnais), para reduzir o uso de veículos particulares.

Tramway

Há também o Tramway, que tinha desaparecido do TCL, retornando seus serviços em 2 de janeiro de 2001, com 3 linhas: T1, T2 e T3, permitindo uma viagem silenciosa e respeitando o meio ambiente. Além disso, as pessoas são convidadas a usar um sistema, a carona, onde um dos trabalhadores leva colegas de trabalho por uma semana e na semana seguinte trocam-se os papéis.

VELO`V Desde 19 de maio de 2005, Lyon tem disponibilizado aos habitantes um estacionamento de bicicleta com auto-serviço batizado de Velo`v. Agora o sistema tem 3000 Velo`v espalhados por mais de 250 estações de Lyon e Villeurbanne. Ele permite a viagem de bicicleta de uma estação para outra utilizando um cartão de crédito, com o beneficio de que na primeira meia hora é gratuita. Muitos outros caminhos foram construídos na cidade para incentivar as pessoas a pôr de lado os seus veículos e utilizar as bicicletas naturalmente.

Para reduzir o número de resíduos domésticos, a maioria dos supermercados já não usa saco de plástico, mas sacos recicláveis propícios ao desenvolvimento, como sacos feitos de lona. A grande rede Carrefour oferece sacos recicláveis para troca gratuita quando os seus já estão danificados.

Quanto ao lixo, como em São Paulo, a triagem também foi criada e é obrigatória na França desde 2000.