Meios de transporte

São Paulo e Lyon são duas grandes cidades que possuem problemas com excesso de carros e congestionamentos que atrapalham o fluxo de circulação de pessoas e mercadorias, causam atraso e estresse, além de causar poluição.

Lyon é uma cidade francesa com 1,3 milhões de habitantes que desenvolveu um projeto envolvendo a população denominado “Grand Lyion” com o objetivo de diminuir a circulação de carros no centro da cidade, conscientizar a população a utilizar os transportes públicos e principalmente diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, este projeto desenvolveu pequenos outros projetos que estão sendo apoiados pelos moradores da cidade.

A seguir apresentaremos alguns exemplos de projetos do ‘Grand Lyon”:

Há um sistema de estacionamentos próximos às estações de metrô, ônibus e “tramwey” sendo alguns deles grátis, que possuem o objetivo de conquistar o motorista e fazê-lo deixar seu carro e continuar o trajeto com um transporte público. Assim o centro da cidade fica com menos carros e a atmosfera com menos poluentes.

Foram criadas três linhas de um tipo de bonde, os tramwey, que são 100% elétricos, não emitem poluição atmosférica e quase nenhuma poluição sonora. Esse tipo de transporte é mais saudável para a cidade e para o planeta.

Velo`v é um sistema de locação de bicicletas implantado há alguns anos que está conquistando toda a população. Isso pode ser observado pelos depoimentos dos lyonnais no fórum sobre meios de transporte no Lingalog. É um sistema de locação simples para maiores de 14 anos cujos trinta primeiros minutos não são cobrados. As ciclovias são seguras e bem sinalizadas e há algumas regras de conservação da bicicleta e de circulação que os ciclistas devem seguir. O numero de bicicletas e estações estão sendo ampliados para melhor atender a população.

Para encerrar a parte de Lyon falaremos sobre o projeto “Pédibus” que é uma campanha para acompanhamento de crianças da escola para casa. Há grupos de voluntários que acompanham mais de 850 crianças de 50 escolas para suas casas de forma segura pela cidade. Apesar de não ser um ônibus e não possuir um motor, pédibus possui paradas, horários e linhas como um ônibus. A cada momento mais escolas e voluntários aderem a campanha que além de diminuir a poluição, conscientiza as crianças sobre a responsabilidade delas para com o meio ambiente e proporciona atividade física e distração para elas.

Infelizmente a cidade de São Paulo com seus 10 milhões de habitantes não possui projetos grandes e que envolvam a população como em Lyon. Há um projeto chamado “Rodízio Municipal de Veículos” que possui o objetivo de diminuir os congestionamentos na cidade. As linhas de metrô estão sendo ampliadas, porém de uma forma lenta. Há mais de 900 linhas de ônibus e microônibus que estão geralmente lotados e não suportam o aumento da população. As ciclovias estão em sua maioria dentro de parques, o que obriga os ciclistas a circular sem segurança em meio as carros e muitos acabam desistindo por receio de acidentes.

São Paulo é uma megalópole que necessita de projetos para ampliação do sistema público de transporte e conscientização da população em utilizá-los. A cada mês a cidade bate um novo recorde na venda de carros o que é muito preocupante, pois ocasiona mais congestionamentos e emissão de poluentes. Os exemplos de Lyon são muito bons e podem ser aplicados de forma adaptada em São Paulo.

Este trabalho foi desenvolvido por Elisangela e Gimena no primeiro semestre de 2008.