D - Práticas de IC - contextos e itinerários de formação

Bloco : D - A intervenção profissional

Título : Práticas de IC - contextos e itinerários de formação

Objectivos Principais : - Planificar propostas formativas centradas sobre a IC.

Outros Objectivos : - Identificar contextos diversificados de tratamento didáctico da IC. - Analisar materiais de formação para a IC em diferentes contextos de intervenção. - Reconstruir materiais de formação para a IC, adaptando-os a outros contextos de intervenção.

Palavras-chave : didáctica da intercompreensão; didáctica integrada; repertório de aprendizagem; repertório linguístico e cultural; transferência; itinerário de formação

Tempo previsto : 4 h

Actividades : Temos vindo a assistir ao desenvolvimento de um conjunto de projectos, financiados pelas instituições europeias de política linguística, centrados no conceito de IC, alguns deles destinados à formação de educadores. Importa ter acesso ao conhecimento produzido no seio desses projectos no sentido de podermos construir outras propostas mais adaptadas aos contextos de formação em que actuamos.

Para tal: 1) Consulte a apresentação dos projectos, nos sites próprios, por exemplo, Projecto EU and Y, http://eu-intercomprehension.eu/; Echanger pour Changer, http://www.isoc.siu.no/isocii.nsf/projectlist/56576; ILTE, www.lett.unipmn.it/ilte; LEA, www.ecml.at/mtp2/Lea/html/LEA_E_pdesc.htm . Remeter depois para a Biblioteca - Prep 1.

2) Identifique os contextos de intervenção a que se dirigem, tendo em conta o esquema a seguir apresentado:

(Andrade, Bastos, Martins & Pinho, no prelo)

3) Seleccione um material de um desses projectos e reconstrua-o em função da sua utilização em outro(s) contexto(s), explicitando os objectivos que pretende perseguir (usar esquema abaixo apresentado) e as actividades a realizar.

Materiais a consultar:

Para saber mais…

  • Texto Andrade, A. I., Bastos, M., Martins, F. & Pinho, A. S. (no prelo) “Dos projectos às práticas: cartografando desafios a uma formação para a Intercompreensão. In M.H. Araújo e Sá et al (coord.). Intercompreensión, conceptos, practicas y formación/ Intercompreensão, conceitos, práticas e formação. Madrid.

Pistas de reflexão:

A IC é um conceito rico e passível de ser trabalhado em diferentes contextos de intervenção pedagógico-didáctica: De que forma? O que caracteriza esse tipo de trabalho em qualquer um dos contextos? Que desafios se levantam a essa intervenção? Que tipo de materiais construir? Com que finalidades? Em torno de que conceitos? Com que tipo de actividades? Usando que recursos didácticos (linguísticos, culturais,…)?

Que perfil traçar para formar um educador de línguas capaz de trabalhar a IC?

Autores: Ana Isabel Andrade ; Ana Sofia Pinho ; Filomena Martins ; Leonor Santos ; Luísa Álvares Pereira.