D - Objectivos e actividades para a promoção da intercompreensão

Bloco : D - A intervenção profissional

Título : Objectivos e actividades para a promoção da IC (intercompreensão)

Objectivos Principais :

- Planificar propostas didácticas centradas na IC. - Avaliar propostas didácticas centradas na IC.

Outros Objectivos : - Analisar materiais para o desenvolvimento da IC. - Identificar e definir objectivos para actividades de IC. - Relacionar objectivos e actividades de IC.

Palavras-chave : estratégias didácticas; línguas românicas; objectivos de aprendizagem; planificação didáctica; política linguística; conhecimento profissional.

Nota: na lista de conceitos-chave, colocar também: “objectivos de formação” “planificação textual”; “planificação linguística”

Tempo previsto : 4 h

Actividades : No quadro da planificação de actividades para a IC e para melhor compreender as suas finalidades, importa observar algumas propostas didácticas já existentes.

1. Veja, por exemplo, as propostas do projecto “Itinerários românicos”, da União Latina, em http://dpel.unilat.org/DPEL/Creation/IR/index.pt.asp - Leia o enquadramento. - Consulte os materiais. - Relacione as propostas apresentadas com o contexto em que trabalha.

2. Seleccione um módulo e identifique os objectivos de aprendizagem de línguas. Tenha como base, por exemplo, o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001): www.coe.fr

3. Relacione os objectivos identificados com as actividades propostas no módulo e reflicta criticamente sobre a pertinência de ambos para os desafios que se colocam, hoje, à educação em línguas, em geral, e ao seu contexto de trabalho em particular. Apoie-se nos textos:

- DEGACHE, C., MELO, S. (2008), « Introduction. Un concept aux multiples facettes », in L'intercompréhension, Les Langues Modernes 1/2008, Revue de l'APLV, 7-14, www.aplvlanguesmodernes.org. In : http://www.galanet.eu/publication/fichiers/Intro_LM1-2008_Degache_Melo.pdf

- PINHO, A. S. & ANDRADE, A. I. (2008), “Formar futuros professores para viver, amar e conhecer as línguas: as potencialidades da intercompreensão”. In: F. Capucho, A. Martins, C. Degache & M. Tost (org.), Diálogos em Intercompreensão: actas do Colóquio. Lisboa: Universidade Católica Editora, pp. 239-250. In: http://www.dialintercom.eu/Post/Painel4/21.pdf

4. Pensando no seu contexto profissional, defina outros objectivos para um trabalho didáctico em torno da IC.

Materiais a consultar:

Para saber mais…

Itineraires Romans (Ficha de descrição do projecto, secções 2.2 e 2.7) http://www.galanet.eu/download.php?f=collecticiel/fichiers/PREP1 - ITINERAIRES ROMANS.doc

Pistas de reflexão:

O que aprendi com esta actividade? Em que medida me fez repensar a minha actuação como educador/formador em línguas? Compreendi claramente os objectivos e potencialidades de um trabalho didáctico deste tipo? Sou capaz de construir actividades que vão ao encontro desses objectivos e que sejam adequadas ao meu contexto profissional?

Autores: Ana Isabel Andrade ; Ana Sofia Pinho ; Filomena Martins ; Leonor Santos ; Luísa Álvares Pereira.