A - Biografia linguística e profissional: que lugar para a IC?

Bloco A - A tomada de consciência da IC

Titre: Biografia linguística e profissional: que lugar para a IC?

Objectivos Principais:

  • Reflectir sobre a sua biografia linguística e profissional.
  • Analisar os seus repertórios linguísticos e didácticos.

Outros Objectivos:

  • Identificar as suas competências linguístico-comunicativas e didácticas.
  • Reflectir sobre si próprio.

Palavras-chave :

biografia linguística; competência plurilingue; competência didáctica; repertório linguístico e cultural; repertório de aprendizagem.

Tempo previsto:

2.30 h

Actividades:

Qualquer (auto)formação implica um processo de des/reconstrução de conhecimentos e experiências adquiridos, no sentido de redefinir percursos de aprendizagem pessoal e profissional. No contexto da Educação em Línguas, este processo passa por uma reflexão sobre os repertórios linguísticos, comunicativos e educacionais.

«les pratiques biographiques rendent compte de l'aventure singulière de chaque sujet par rapport à la langue ou aux langues qui jusque-là a (ont) traversé leur vie. Elles leur proposent de nouer légitimement leurs espaces personnels d'expériences langagières à leur apprentissage et d'en partager certains épisodes avec les autres sujets. Une façon de construire l'histoire langagière d'un groupe, d'une classe et d'en reconnaître la diversité et les ressources.»

(adaptado de Créole, Nº 3, 2000)

1 Conheça diferentes propostas de trabalho com biografias linguísticas. Para tal, consulte:

2 As propostas apresentadas enfatizam diferentes aspectos da biografia linguística. Na construção da sua biografia, que dimensões destacar?

3 No sentido de compreender o papel que a IC na sua biografia linguística, reflicta sobre as suas competências linguístico-comunicativas.

4 Pensando no seu papel de formador/educador, identifique até que ponto a IC tem estado presente nas suas práticas didácticas.

Materiais a consultar:

Para saber mais...

- ANDRADE, A.I., MARTINS, F. & LEITE, F. (2002). Práticas Actuais e Perspectivas Futuras. A biografia linguística na sensibilização precoce à aprendizagem das Línguas Estrangeiras, Educação e Comunicação. Revista da Escola Superior de Educação de Leiria, nº 7, Junho, pp. 76-85. In : http://www.esecs.ipleiria.pt/files/f1416.1.pdf

- PINHO, A. S. & ANDRADE, A. I. (2002) A Biografia Linguística na Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural: uma Estratégia na Formação Inicial de Professores“, poster apresentado no XI ENDIPE Igualdade e Diversidade na Educação“, Brasil, Goiás, Centro de Convenções de Goiânia, 26 a 29 de Maio de 2002 In: http://jaling.ecml.at/pdfdocs/articles/article_portugal.pdf

- MARTINS, F., (2002). “Biografia linguística e sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade”, poster apresentado no XI ENDIPE Igualdade e Diversidade na Educação“, Brasil, Goiás, Centro de Convenções de Goiânia, 26 a 29 de Maio de 2002 In: http://jaling.ecml.at/pdfdocs/jaling_presentation/portuguais.pdf

Pistas de reflexão:

  • O que aprendi sobre o meu perfil linguístico-comunicativo e profissional a partir desta actividade? Qual o contributo da reflexão aqui realizada para a (re)formulação de “O meu Perfil”? Que efeitos terá o conhecimento agora adquirido na planificação da minha prática futura?
  • Que disponibilidade identifico, no meu perfil profissional, para o tratamento da IC? Que competências preciso desenvolver para integrar a IC no meu repertório profissional?

Autores:

Ana Isabel Andrade ; Ana Sofia Pinho ; Filomena Martins ; Leonor Santos ; Luísa Álvares Pereira