Escritores angolanos

António Agostinho Neto

Nasceu em 1922 em Kaxikane, e morreu em 1979 em sala de operação em Moscovo. Foi o primeiro presidente da República de Angola, e líder do MPLA desde 1959.

  • Sagrada Esperança (poemas escritos de 1945 a 1960, publicado em 1974)
  • Renúncia impossível (3 poemas, 2 dos quais escritos em 1949 e 1951, publicado em 1982)

Agostinho Neto. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-08-08]. Disponível na URL: http://www.infopedia.pt/$agostinho-neto.

É considerado o fundador da nação angolana. Periodicamente, foi contestado por companheiros de luta que se afastaram do movimento ou foram eliminados : Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade, Nito Alves.
Começou-se a publicar poemas de Agostinho Neto em 1957.
Sagrada Esperança pode ser considerado como o texto épico dos Angolanos, com os temas da conquista da identidade, revolta, nostalgia, alienação, etc.

António Jacinto

Nasceu em 1924 em Luanda e morreu em 1991 em Lisboa. Membro do MPLA até à morte.
Fez parte da geração de Mensagem. Escreveu também sob o pseudónimo de Orlando Távora.
É autor do poemas representativos dos anos 1940 : Carta dum contratado, Monangamba, Poema da alienação, Castigo pró comboio malandro.

Publicou poemas de 1961 a 1988.
Foi preso no Tarrafal de 1962 a 1972.

Poemas representativos e que tiveram muito sucesso :

  • Carta dum contratado
  • Poema da alienação
  • Monangamba
  • Castigo para o comboio malandro

António Jacinto. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-08-07]. Disponível na URL: http://www.infopedia.pt/$antonio-jacinto.

Fernando Monteiro de Castro Soromenho

Geraldo Bessa Victor

1917 - 1990
Geraldo Bessa Victor é um poeta angonal da década de 40. Natural de Luanda, é africano mas vai para Portugal onde viveu até à morte. A crítica tem por hábito considerar que Geraldo Bessa Victor é um autor de pouca angolanidade, mas talvez seja inicialmente or razões políticas.

  • “O menino negro não entrou na roda”, musicado por Luís Cília, é um poema conhecido e representativo

Joaquim Dias Cordeiro da Matta

Nascido em 1857. Afirmou a necessidade de uma literatura angolana. PUblicou provérbios, dicionário de kimbundu, poesia. Colaborador do Suíço Héli Châtelain.

José da Silva Maia Ferreira

Considerado o primeiro escritor angolano. Europeu integrado na sociedade crioula, autor de um só livros de poemas, Espontaneidades da minha alma às Senhoras africanas (1849). O livro contém 54 poemas. O seu nome se encontra já nos anos 1830. Tendo residido em Benguela e Luanda, viajou à Metrópole e ao Brasil (onde morreu). O sua obra só foi conhecida a partir de 1969, graças a Geral Moser. Houve escritos literários antes de José de Silva Maia Ferreira, mas não publicados em livro. José da Silva Maia Ferreira. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-09-27]. Disponível na URL http://www.infopedia.pt/$jose-da-silva-maia-ferreira.

José Eduardo Agualusa

José Luandino Vieira

Nasceu José Vieira Mateus da Graça em 1935, em Portugal. Ficou preso entre 1961 e 1972, a maior parte do tempo no campo de Tarrafal. O seu nome completo veio a ser José Luandino Vieira Mateus da Graça. É natural de Lagoa do Furadouro. É o mais conhecido dos escritores angolanos ou pelo menos foi durante muito tempo o mais conhecido. Vive hoje em Portugal, mas chegou a Angola com 4 anos, com os seus pais pobres.
Fez o ensino secundário em Luanda e era aluno do liceu no final dos anos 40.
Em 1961, é preso pela PIDE e mandado para Tarrafal onde vai ficar até 1972. Em Tarrafal, ficaram presos também António Jacinto, António Cardoso, Uanhega Xitu, Manuel Pacavira.
Em 1964, ganha o prémio Motta Veiga com o livro Luuanda que é aidna hoje a obra mais conhecida e mais traduzida.
Em 1965, outro prémio : o grande prémio da novelística da Sociedade Portuguesa de Escritores. O poder político da época reage destruindo o local da Sociedade e convocando os membros do júri.
Entre os livros de José Luandino Vieira : A Cidade e a Infância (1960), A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), Vidas Novas (1974), Nós os do Makuluso (1975),…
Pertence à geração da Cultura II (revista) do final dos anos 50, continuadora de Mensagem, com Arnaldo Santos, Henrique Abranches,…
Nos anos 60, Luuanda é uma revolução literária que se comparou com João Guimarães Rosa no Brasil (e também vai usar a palavra “estória”, como ele, entre o conto e a novela, fábula, narrativa mais africana, mais tradicional). O discurso deixa de ser clássico com Luuanda e o não classicismo vai aumentar com o tempo.
José Luandino Vieira não publica nada de escrito entre 72 e 93. Tem ocupações oficiais : TPA, MPLA, UEA,…

Entre as influências literárias de Luandino Vieira, a de João Guimarães Rosa parece ser a maior. Mas ele confessa também a de Jorge Amado, entre os brasileiros. Com certeza teve influência também dos angolanos entre os quais podemos destacar António Jacinto, que o apoiou no início, mas também Fernando Monteiro de Castro Soromenho que tratou mas ou menos os mesmos temas no obra dele, e Óscar Ribas que estudou as práticas tradicionais do povo de Luanda (Ver este artigo a proposito da influência de Óscar Ribas sobre Luandino Vieira).

Ondjaki

ondjaki.jpg Pseudônimo de Ndalu de Almeida, nasceu em Luanda, em 1977. Palavra umbundu, Ondjaki significa “aquele que enfrenta desafios”. É também ator de teatro, cineasta e pintor.

Em 2007, Obteve o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, por Os da Minha Rua.

Confessa a influência de Graciliano Ramos.

Óscar Ribas

Pepetela

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos escolheu como pseudónimo a tradução de pestana em kimbundu : pepetela. Nasceu em 1941 em Benguela. Em 1958, estudava em Lisboa e frequentava a CEI. Depois passou por França e estudou sociologia na Argélia, onde co-redigiu uma história de Angola.

Viriato da Cruz

Nasce em 1928 em Porto Amboim, em Angola, animador do MNIA em 1948, da revista Mensagem, co-fundador do MPLA em 1956, que deixou em 1962. Morre en 1973 na China. Autor de dez poemas entre os quais : Namoro, Makezu, Sô Santo, Mamã Negra(1949).

Viriato da Cruz. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-08-07]. Disponível na URL: http://www.infopedia.pt/$viriato-da-cruz.

Mais

José da Silva Maia Ferreira
João Cândido Furtado
Eduardo Neves
Cordeiro da Matta
Tomaz Vieira da Cruz
Manuel dos Santos Lima