Indústria do textil

Tema: a indústria do textil no Paraná e sua evolução

O setor textil começou a desenvolver-se após 1975. Antes de esta data, o Estado do Paraná produzia café.

O setor textil-vestúario paranaense ocupa o quarto lugar na representação econômica entre as unidades federativas do Brasil. E um setor joven e em cheia expansão.

comunidade de companhia de textil

A comunidade INDUSTRIA TEXTIL agrupa diferentes empresas e pessoas trabalhando na indústria do textil.

No forum, falam das novas tecnologias (máquinas), dos novos tecidos e estratégias de empresas, assim como os novos desafios como os tecidos naturais que protegem o ambiente.

Essa página de Web tem muitas informações sobre o sector e seu funcionamento.

Cianorte

Ciaonorte tem o nombre de Capital do vestúario. Este setor é organizado num APL (Arranjo Productivo Local). Um APL è um grupo de empresas que tem a mesma especialidade produtiva e a mesma atividade econômica.

A APL do vestúario de Cianorte compõe-se de onze municipios. Nessa região, 544 establecimentos são vinculados a atividade de confeçções e 80% fican na cidade de Ciaonorte.

A produção concentra-se na confeçção de jeans, modinha, malhos e lingerie. O APL compõe-se de mais de 400 lojas das fábricas. 30% da poblação trabalha neste sector. Oje, a cidade exporta no resto do Brasil e em otros paises.

Associação

1- Moda Mix è uma associação composta pelos melhores shoppings atacadistas de Maringá. Maringá è otra cidade com muita influência en la industria del textil. Com efeito, o setor de confeçção local è altamente creativo. A cidade possui 700 tendas entre 6 centros de compras, isto gerou 250 milhões para este ano.

Moda Mix define-se como um centro productor y defusor de moda. esta associação organiza desfiles para apresentar as novas coleções aos quais assistem celebridades como os atores Malvino Salvador e Rodrigo Hilbert

2- O estado de Paraná tem varias universidades y escolas de Moda como a Universidade Tuiuti, UNIPAR ou UTP. Os alunos de UTP aprendem varias técnicas e teorias de novação, inovação do mercado. Os novos creadores têm acceso aos conocimentos necessários para conquistar o mundo da moda. Seguem cursos técnicos desenho e aprendem como trabalhar para uma companhia, apresentar uma coleção.E este aque explica-nos um professor de Design de Moda da UTP. De acordo com os seus propósitos, “as pessoas estão descobrindo, estão investigando aos estilistas, aos confeções, nova tecnologia ou sistema de produçăo”.

eventos

vê-se a importância deste setor no estado do Paraná através dos vários acontecimentos ligados a moda celebrados nesta região.

1- O evento mais importante do Paraná è Expovest celebrado em Ciaonorte.

dura 3 dias, o 24e edição terá lugar este ano dos de o 20 a o 23 de julho de 2010. Os grandes designer presentam as suas novas coleções. Numerosos profissionais são convidados e também os principais nomes que colaboraram para que Cianorte ganara o titulo de capital do vestúario.

Este evento è uma gran publicidade para trer mais clientes. Este ano, a cidade va celebrar uma edição especial porque è o 56e ano da cidade de Cianorte.

2- Benedito Correia Neto è um desenhista de têxtil famoso,é originário du Paraná. Apresenta a sua coleção aos Estados Unidos e em França. Começou a existir quando ele passou a pesquisar “sobras, perdos e lixos” de ateliê. A particularidade dos seus vestuários è que podem transformar-se ao infinitos. assim um pingamento torna-se um T-shirt ou uma calças.

evolução do sector

1- um estudo foi realizado sobre os pontos comuns e as diferenças entre a região Rhone-Alpes e o estado brasileiro do Paraná.

a região Rhone-Alpes detem 17OO empresas ligadas o setor industrial do textil e empregos 35.000 assalariados

o Paraná criou 250.000 empregos neste setor que está cheia expansão com um aumento de 36,5% sobre as exportações das empresas do textil.

Um fórum internacional foi celebrado 18 de março passado. Lyon acolheu como primeira região do textil e vestuário francês, um congresso internacional “Lyon Mode City” onde o Brasil estado presente e à honra.

nota-se que o setor têxtil está presente desde certo tempo Rhone-Alpes mas que está cheio essort ao Paraná. é um setor jovem mas muito dinâmico que toma cada vez mais amplitude

2- O governo do estado oferece incentivo à indústria têxtil. O governo é tornada conta da amplitude que tomava o setor do textil e decidiu apostar sobre os vestuários em 2006 O governador em exercício Hermas Brandão e o secretário estadual da Fazenda, Heron Arzua, assinaram decreto de lei porque o setor se encontrava à margem dos acordos e convênios do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Esta lei tem por objetivo incentivar as unidades industriais do Estado ( industrias de matéria primeira). Maringá beneficia desta ajuda mais a região mais beneficiada é o Norte do estado. O Paraná quer também melhorar as exportações do setor com o seu programa chamado TexBrasil.

Estas medias fiscais numa boa hora, quando o setor inicia um processo de crescimento.