A divisão educacional no Brasil e na França

I Brasil

La división du système éducatif au Brésil a beaucoup changé au fil des ans. L'enseignement n'est plus à l'élite et a ouvert des portes pour les plus pauvres de la société, l'enseignement technique acquis une valeur et la possibilité d'augmentation continue, entre autres changements. Actuellement, le système scolaire est divisée en cinq groupes distincts, caractérisés comme suit:  Infantil: freqüentado por crianças de 0 a 5 anos. Corresponde ao que definimos como Maternal e Pré- escola. É nessa fase que ocorre a alfabetização.

 Fundamental I: crianças de 6 a 9 anos. Divide-se em 4 anos (1º ao 4º) e corresponde ao antigo primário. Durante esse período, há somente 1 ou 2 professores por turma, lecionando as matérias regulares (Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, Ciências). As demais matérias, como Língua Estrangeira, Artes, Informática e Educação Física, costumam ter professores separados.

 Fundamental II: crianças de 10 a 14 anos. É dividido em 5 anos (5º ao 9º) e corresponde ao antigo ginásio. Nessa fase ocorre a mudança mais significativa do período escolar, pois algumas matérias dividem-se em ramificações, Ciências passa a ser Física, Química e Biologia; História e Geografia são separadas e a Língua Portuguesa divide-se em Gramática e Literatura, cada assunto pertencente a um professor.

 Médio: adolescentes de 15 a 17 anos. Possui 3 anos (1º ao 3º) e corresponde ao antigo colegial. Nesse período os alunos começam a ser preparados para o vestibular, exame obrigatório para o ingresso no ensino superior. Pode ser feito de duas maneiras, o ensino médio regular ou o técnico*.

 Superior: freqüentado por pessoas a partir de 17 anos. Pode ser feito em faculdades/universidades particulares ou públicas. As últimas costumam ser mais desejadas entre os jovens, por serem apresentadas como superiores às demais. A duração varia de acordo com a carreira escolhida, mas estão numa média de 4 anos.

*Os cursos técnicos, mencionados acima, têm foco profissionalizante e preparam os alunos para o mercado de trabalho. Não possuem as matérias do ensino regular, e sim outras específicas da área de escolha, como Administração, Química, Mecatrônica, etc. Pode ser feito por qualquer pessoa, contanto que esteja no ensino médio ou após. São de curta duração, normalmente 2 anos. Os anos escolares costumavam ser chamados de séries, mas após recente mudança, ganharam nova nomenclatura e mais um ano, o 9º, freqüentado por crianças de 14 anos. Tal mudança modificou a idade de entrada das crianças na Pré- escola, que passou de 6 para 5 anos.

II França

Na França, o sistema educacional compa-se de : a escola infantil, a escola elementar, o colegió e a escola secúndaria.Desde 1959 a escola é compulsória de 6 anos a 16 anos, instrução na casa admitida debaixo de várias condições.

a) A escola infantil

Tudos os alunos que têm entre 3 e 5 anos tiram 24 horas de ensino obrigatório por semana, as segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, com 3 horas a manhã e 3 horas a tarde (como na escola elementar). A escola infantil divide-se em 3 o 4 níveis/classes : a classe dos “tudos-pequenos” (les tout-petits)(não obrigatória), a “pequena seçcão”, a “média seçcão”, e a “grande seçcão”. A criança desenvolve as faculdades fundamentais dele, aperfeiçoe o idioma dele e comece a descobrir o universo do escrito, o dos números e os outros domínios de aprendizagens.

O programa divide-se em cinco campos de actividade : * apropriar-se o idioma e descobre o escrito * tornar-se um aluno * agir e expressar-se com seu corpo * descobrir o mundo * perceber, sentir, imaginar, criar.

A “pequena seçcão” (a menina ?) e a “média seçcão” (o segundo ano ?) da escola infantil treinam o ciclo 1 ou o ciclo de primeiras aprendizagens. A “grande seçcão” (o jardim de infância) é uma parte do ciclo 2 ou o ciclo das aprendizagens fundamentais, com o curso preparatório e o curso básico 1.

A pequena seçcão/a menina

Em três anos, a criança faz os primeiros passos para a escola infantil. Para se tornar um aluno, é em primeiro lugar concordar em deixar o círculo familiar, viver com os outros alunos de acordo com regras de vida coletiva e arrumar o material de classe.

O idioma oral é claro que privilegiado. Em pequena seçcão, significa adquirindo vocabulário, memorizando orações, entendendo e repetindo as ordens de funcionamento simples. É feito pelo canto, as canções de cama, as histórias…

O idioma escrito é chegado suavemente. Começa com as imagens: reconheçer a fotografia dele, o rótulo de seu primeiro nome, imagens, se-interessar por livros… Então comece a puxar formas como linhas diretas verticais, horizontais…

Descobrir o mundo, a criança isto fará pelos 5 sentidos dele. Ele estudará animais, vegetação, leis de natureza simples como enchendo de recipientes…

A auto-expressão por movimento em pequena seçcão permite estabilizar seu equilíbrio, atravessar seus obstáculos, puxar, empurrar, escalar…

Como para a parte artística, a criança descobrirá lápis, pintura, modelagem, colagem, música…

A média seçcão

Um dos primeiros domínios de aprendizagens em classe de “média seção” é isto do oral e do escrito. O objetivo principal da troca verbal é a conquista da autonomia na oração (expressando de opiniões) ; na comunicação. O professor chama a atenção da criança nos tons do idioma por canções de cama, e por um trabalho em palavras ou textos.

A criança é feito sensível em todas as formas de documentos e as habilidades que ele tem que alcançar são centred na concentração (a atenção) durante uma leitura, a memorização e a restauração da parte principal de um texto e finalmente, ele deve ser capaz de identificar os vários tipos calção de couro de documentos e de formular hipóteses.

Também é trazido para produzir documentos pelo ditado para o adulto.

Em cuatro anos, a criança começa a controlar as capacidades físicas dele.

O objetivo do domínio de atividade “ agir no mundo ” assim é usar o seguro da criança para enriquecer a precisão, a adaptação dos movimentos, alargar o campo das descobertas e as experiências.

Para descobrir o mundo à escola, é aprender isto conhecer e o isto respeitar, isto descrever mas também explicar isto e isto entender inclua. Este domínio de atividade se-trabalha durante a descoberta do mundo de objetos, o mundo do material, o mundo do vivo, a higiene e o consumo e o mundo da imagem.

O domínio de aprendizagens “ imaginar, perceber, criar ” se-trabalha pela educação musical, as artes plásticas e a poesia.

Concretamente, os instrumentos usados pelo professor para aprender são a atividade gráfica, as classificações e a enumeração e os locais no espaço e no tempo.

A grande seçcão

A grande seçcão constitui o último ano da escola infantil enquanto pertencendo ao ciclo das aprendizagens fundamentais.

O domínio de aprendizagens “descobrir o escrito” consiste descobrindo os apoios do escrito, descobrindo o idioma escrito, contribuindo à escritura de textos, trabalhando a realidade sã como também o princípio alfabético, e melhorando os gráficos.

Como cumprimentos o oral, além de fortalecer as aprendizagens prévias deles, os alunos têm que tomar a iniciativa para fazer perguntas ou dar o ponto de vista deles. Para “descobrir o mundo”, os alunos de grande seçcão estudam as miudezas de quantidade e número, formas e tamanhos, estructuracão de tempo e espaço, os materiais, os objetos e os vivos.

Em outros campos de atividade como “ se tornar um aluno ”, “perceber, sentir, imaginar “, “agir e se expressar com o corpo”, o aluno desenvolvem as capacidades (intelectual, motriz, artístico)dele e progride pouco a pouco.

⇒ Ao término da escola maternal, toda criança estava preparada para as aprendizagens da leitura e a escritura que ele vai fazer no curso de fundação (primeiro ano de escola elementar).

b) A escola elementar

A escola primária dá boas-vindas em princípio as crianças de 6 a 11 anos.

Esta escola é compulsória e livre se ela é pública. A escola primária é composta por cinco níveis de estudo: curso preparatório, curso básico 1 e 2 e curso médio 1 e 2.

► Uma organização nacional existe, ele divide 5 níveis de estudo em dois ciclos.

O ciclo 2, inclui o jardim de infância, o curso preparatório e o curso básico 1. É o ciclo das aprendizagens fundamentais.

Por outro lado, há um ciclo 3 que inclui o curso básico 2 e também o 4º e 5° ano de escola primária. É o ciclo dos aprofundamentos e de consolidação.

Estes dois ciclos permitem determinar as competências esperadas.

► O ensinando fundamental é estruturado em duas áreas principais. Em primeiro lugar, o controle da linguagem e da língua francesa, então as ciências cívicas.

O curso preparatório: é a primeira classe da escola primária francesa. É um ano muito importante para a criança porque ele começa a aprendizagem da leitura.

No final do ano, os alunos tem que conhecer os princípios básicos de leitura e de escritura.

Outros assuntos são ensinados: Domínio da linguagem e do francês, convivendo, matemática, explore o mundo, idiomas estrangeiras ou regionais,

educação artística e educação física e desporto.

O curso básico 1: é a segunda classe da escola primária. Também é o último ano do ciclo 2.

Ao término deste ano, o aluno tem que dominar as bases do idioma francês e as matemáticas elementares para entrar no ciclo 3 que é o um do aprofundamento.

Há 26 horas de cursos, incluindo francês, matemática, descoberta do mundo, a educação cívica, línguas estrangeiras e as artes e atividades esportivas.

O curso básico 2: é o primeiro ano de curso do ciclo 3. Geralmente, os alunos têm 8 ou 9 anos de acordo com a data deles aniversário.

Esta classe permite o aluno para continuar adquirindo as bases de sua educação. Há também 26 horas de cursos durante os quais o professor ensina

a literatura, matemática, a história, a geografia, ciências experimentales e tecnologia, e educação musical.

O curso médio 1: é o 4º ano de escola primária é o último mas um nível da escola primária na França.

Os alunos do curso médio 1 beneficiam de uma educação múltipla e completa de 26 horas por semana.

As lições são as mesmas que no curso básico, mas há mais dificuldades.

O curso médio 2: é o segundo ano médio, também ou terceiro ano do ciclo três, é o último nível da escola primária antes de entrar no colégio.

Os assuntos ensinados são : língua francesa, a educação literária e humana, educação física e esportes, ciências e educação artística.

c) O colégio

O colégio é a instituição que acolhe todos os alunos depois da escola primária. O colégio é obrigatório e consiste de quatro anos de escolaridade, são:

a sexta, a quinta, a quarta e a terceira.

Os estudantes podem ser em uma faculdade pública ou em uma faculdade particular.

Você deve saber que não existem exames antes de entrar no colégio, os alunos são obrigados a frequentar as aulas até a idade de 16 anos, ou seja, até final do terceiro.

A faculdade, como o ensino fundamental, organizada os diferentes anos de estudo em ciclos. Há três: o ciclo de adaptação, o ciclo central e o ciclo de orientação.

A sexta → ciclo de adaptação

A sexta é considerada como um tempo de adaptação sabendo que esta é a primeira classe na faculdade.

A recepção e integração dos estudantes é muito importante para que eles possam estar confiante.

No início deste ano, uma avaliação nacional é feita para saber o nível dos alunos, mas também da classe, a classificação do colégio a nível nacional.

O objetivo é consolidar as realizações da escola primária e apresentar aos alunos os métodos de trabalho do colégio,

mas também uma primeira língua estrangeira é escolhida para ser ensinado.

A quinta e A quarta → ciclo central

As classes de quinta e quarta fazem parte do ciclo central do colégio.

*Em a quinta, os alunos descobriram um novo tema obrigatório, física e química. Mas eles podem também seguir uma educação de idioma morto como o latino ou o grac,

é um ensinando opcional.

Durante o ano, os alunos passam o primeiro nível da educação para a segurança rodoviária (ASSR1)

A viagem de descoberta é também executado por duas horas por semana, se trata de fazer apresentações sobre temas atribuídos ou não.

*Em a quarta, os alunos escolhem uma segunda língua estrangeira ou regional e um sistema de alternância também é estabelecido.

O objetivo deste ciclo central é permitir os alunos a aprofundar os seus conhecimentos.

Este ciclo se caracteriza também pelo fato de que as matérias ensinadas são consistentes ao longo dos dois anos.

Durante este ciclo, os professores prestam atenção nas dificuldades escolares, na educação mas também na orientação dos alunos.

A terceira → ciclo de orientação

o terceiro é o último ano da faculdade, os alunos passam no final do ano o certificado nacional (Diplôme National du Brevet).

Mas antes disso, os ensinos podem complementar os conhecimentos adquiridos e, desde a entrada em sexta.

Essa classe também permite que os alunos se preparem para a formação gerais, profissional e tecnológica.

Durante o ano, os alunos passam o segundo nível da educação para a segurança rodoviária (ASSR2), mas eles também podem escolher um ensinando opcional novo.

Então, quando o ano escolar acabou, eles passam o certificado do ensino secundário (Diplôme National du Brevet), se obtê-lo com ou sem palavras, os alunos podem virar

para uma escola secundária geral ou tecnológica ou em segundo profissional, mas também em primeiro ano de preparação para a qualificação de treinamento vocacional

(C.A.P) em escola secundária profissional.

d) A escola secúndaria

À conclusão do colégio, os alunos podem procurar a instrução deles em uma escola secundária de general e educação tecnológica ou em uma escola secundária profissional. A instrução acontece lá em três anos : o segundo, o primeiro e o ano final de escola secundária.

O modo geral prepara os alunos para o diploma de escola secundária geral e em perseguição de ensino superior, principalmente em universidade ou em classes preparatórias.

A organização dos estudos se-dividida em dois ciclos: o ciclo de determinação, em segundo, e o ciclo terminal.

O segundo → ciclo de determinação

O ciclo de determinação corresponde ao segundo geral e tecnológico. Isto está comum aos alunos que desejam virar ao modo tecnológico ou para o modo geral. Está à conclusão do segundo quando os alunos escolherem um destes modos.

A classe de segundo geral e tecnológico de escola secundária tem autoridade para ser acima de tudo uma classe de determinação onde o aluno testa o seu prova e as capacidades dele antes de escolher uma orientação no primeiro.

Do retorno 2010, inclui o segundo de escola secundária : - ensinos comum a todos os alunos - dois ensinos de exploração, entre qual da economia à qual um ensino opcional pode ser acrescentada. A escolha dos ensinos de exploração é importante, mas não se ocupa a escolha da orientação definitivamente do primeiro.

Os ensinos comum representam 23 horas e 30 minutos de cursos uma semana, que é 80% do total do horário. São : francês ; idiomas 1 e 2 vivos ; geografia e história ; matemáticas ; química e física ; ciências de vida e Terra ; educação física ; educação civil, legal e social.

O primeiro e o ano final → ciclo terminal

O ciclo terminal corresponde ao primeiro e o ano final de escola secundária de um da série geral ou tecnológica. Isto termina com a obtenção do diploma de escola secundária geral ou tecnológico.

O ciclo terminal (classe de primeira e ano final de escola secundária) inclui três séries que conduzem a três diplomas de escola secundária de educação geral, enquanto tendo cada um diferente dominante.

Com a reforma da escola secundária (2010-2011), são propostos ensinos novos de especialidade (séries) :

- série econômica e social (E.S.), especialidade na escolha : ciências sociais e políticas, matemáticas, economia detalhada

- série literária (L), especialidade na escolha : artes, artes de circo, idioma e cultura da antiguidade (grego ou latim), idioma 3 estrangeiro, idioma 1 ou 2 estrangeiro detalhado, matemáticas, direito e estacas grandes no mundo contemporâneo

- série científica (S), especialidade na escolha : matemático, química física, ciências de vida e a terra, informação e ciências da tecnologia digital.

O perfil “ciências do engenheiro“ se-mante o primeiro e no ano final de escola secundária.

Em toda a série, os ensinos específicos no primeiro e ensinos de especialidade em ano final de escola secundária podem prefigurar uma orientação futura no ensino superior.