Alimentação do Brasil:

Introdução:

Eu optei por trabalhar em neste dossier sobre a culinária brasileira porque a culinária em general é algo que eu gosto muito. Então estudar a gastronomia brasileira vai ser muito interessante porque eu vou aprender coisas novas e outros alimentos que não conheço.

  • Pão de queijo: que é una comida típica do Brasil

Receita e modo de preparação: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2228-pao-de-queijo-mineiro.html

Este trabalho pode ser dividido em quatro grandes partes diferentes. Em primeiro lugar, eu vou apresentar rapidamente a República Federativa do Brasil. Em segundo lugar, eu vou estudar o significado da alimentação mais também eu vou explicar que é uma alimentação saudável. Finalmente, eu vou contar sobre a história culinária do Brasil é para terminar nos vamos apresentar os pratos típicos do país.

I) República Federativa do Brasil:

O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população, com mais de 190 milhões de habitantes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

  • Bandeira:

História da bandeira: http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm

  • Hino nacional Brasileiro:

Historia do Hino national Brasileiro: http://www.miniweb.com.br/cidadania/hinos/historia/hist_hino_nacional.html

Letra do Hino Nacional Brasileiro: http://letras.terra.com.br/hinos-de-paises/46368/

  • Localização do Brasil no mundo:

  • Mapa do Brasil:

  • Capital: Brasília
  • Cidade mais populosa: São Paulo
  • Língua oficial: português

II) O significado da alimentação:

A alimentação e um ato voluntariam e consciente, ele escolhe o alimento para o seu consumo. As práticas alimentares envolvem opções e decisões quanto à quantidade, o tipo de alimento que comemos, a forma como adquirimos,conservamos e preparamos os alimentos… Ademais, o ato de comer e influenciado por diversos fatores como os valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais. Alem disso, o conhecimento cientifico, as religiões e a condição econômica do indivíduo também influencia, nos hábitos alimentares.

1. Alimentação: alimentacao.htm

2. Nutrição: nutricao.htm

3. Alimentação saudavel: alimentacao_saudavel.htm

4. Videos:

http://videos.hsw.uol.com.br/alimentacao-saudavel-brasil-1-video.htm

http://videos.hsw.uol.com.br/alimentacao-saudavel-brasil-2-video.htm

http://videos.hsw.uol.com.br/alimentacao-saudavel-brasil-3-video.htm

http://www.youtube.com/watch?v=Kc6o_jo2TRs

http://www.youtube.com/watch?v=bd4-g76Fni4&feature=player_detailpage

III) História culinária do Brasil

A alimentação do Brasil foi influenciada por algumas nações européias, indígenas e africanos em o século XVI. Os escravos trazidos ao Brasil incluíram em a alimentação nacional, elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. Ademais entre os séculos XIX e XX, os imigrantes vindos da Europa trouxeram alguns novos ingredientes e eles fortaleceram o consumo destes. Mais nos podemos dizer que suas técnicas de preparação de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses improvisavam seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. Podemos-nos dizer que a alimentação brasileira e feita em três refeições. Ela envolve o consumo de café com leite, pão, frutas, bolos e doces na manhã. Para no almoço feijão com arroz, carne, salada e a batata e para no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.Então nos podemos dizer que no Brasil, as comidas regionais são muito variadas de Estado para Estado, justamente por sua grande extensão e sua colonização, o que dá uma variedade enorme de ingredientes e sabores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil#Hist.C3.B3ria

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil#Hist.C3.B3ria

http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=162&item=2

IV) Pratos típicos

1. O norte há uma maior influência indígena, no uso da mandioca e de peixes; por exemplo a vatapá:

Que é a vatapá? vatapa.htm

Receita e modo de preparação : 1336-vatapa.html

2. No litoral do Nordeste há grande influência africana na culinária com destaque para o acarajé, molho de pimenta e moqueca:

Que é a moqueca?moqueca.htm

Receita e modo de preparação : 730-moqueca-ao-molho-de-camarao.html

3. O centro-oeste tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana e com a migração dos últimos anos também de pratos típicos de outras regiões brasileiras, por exemplo o pequi:

Que é o pequi? pequi.htm

Receita e modo de preparação : 931-pequi-com-frango-caipira.html

4. No Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e a pizza por a influência dos imigrantes.

Que é a feijoada? feijoada.htm

Receita e modo de preparação :2998-feijoada.html

5. No Sul do país há forte influência da culinária italiana e também da culinária alemã, por exemplo a polenta ou o churrasco:

Que é o churrasco? churrasco.htm

Receita e modo de preparação :1525-churrasco-gaucho.html

Conclusão:

Para terminar, eu posso dizer que eu gostei muito desta experiência porque eu aprendi muitas coisas novas sobre o Brasil. Eu que estou sempre apaixonada com a culinária em general, agora eu sei que é a gastronomia brasileira. Agora eu conheço o que é uma alimentação saudável para os brasileiros, qual é a historia da alimentação brasileira e quais são seus pratos típicos.

Alem disso, eu gostei muito de fazer este trabalho porque eu aprendi que existem outros ingredientes que não conhecia, novos pratos, novos alimentos, novas receitas de comida. Brasil é um pais que me apaixona e que tenho que conhecer algum dia.

Ademais, eu posso dizer que eu não tive problemas para encontrar documentos sobre meu tema. Ao contrário,eu encontrei muitos documentos e não sabia qual deles usar para o meu dossier porque eu tinha abundante informação.